VIDA URBANA
49,5% dos paraibanos olham para a raça do parceiro antes de casar
Quase metade dos paraibanos escolhem o parceiro para casar pela raça. É o maior índice entre os seis estados pesquisados. Dados são do IBGE e foram divulgados hoje.
Publicado em 22/07/2011 às 20:31
Da Redação
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (22) a “Pesquisa das Características Étnico-Raciais da População: um Estudo das Categorias de Classificação de Cor ou Raça”, e um dado impressiona: entre a população dos Estados pesquisados, os paraibanos são os que mais são influenciados pela raça na hora de escolher na hora de escolher o parceiro para casar.
Quase metade da população, ou 49,5% dos paraibanos, admitem que a questão racial é decisivo neste momento. A Paraíba é seguida de perto do Distrito Federal, onde 48,1% da população são influenciadas por este “detalhe”. O ranking segue com Mato Grosso (39,2%), São Paulo (37,8%), Rio Grande do Sul (35,6%) e Amazonas (33,8%).
Referindo-se apenas aos paraibanos, a população entre 25 e 39 anos são os que se sentem menos influenciados com a raça na hora de se casar: apenas 42,4%. Por outro lado, a população entre 40 e 59 anos são mais influenciáveis: 55,6%.
A Paraíba também tem alto índice na questão de convívio social: 65,4% dos paraibanos sentem que levam em consideração a raça da pessoa antes de decidir manter uma relação social com ela. Neste item, no entanto, a Paraíba é apenas o terceiro colocado. Perde para Distrito Federal (78,1%) e para São Paulo (65,8%).
Comentários