COTIDIANO
Mais de 150 pessoas morrem em inundações no Camboja e Vietnã
Pelo menos 141 pessoas morreram no Camboja e nove no sul do Vietnã desde 13 de agosto, na pior inundação do delta do rio Mekong.
Publicado em 01/10/2011 às 8:00
Pelo menos 141 pessoas morreram no Camboja e nove no sul do Vietnã desde 13 de agosto, na pior inundação do delta do rio Mekong dos últimos 11 anos, segundo informou a o comitê cambojano para gestão de desastres.
As chuvas torrenciais fizeram com que o rio Mekong transbordasse, provocando transtornos para os moradores da região. Diques e pontes foram destruídos, e estradas ficaram submersas, casas foram inundadas, forçando milhares de pessoas a abandonar suas residências.
As inundações ajudaram a subir o preço do arroz nesta semana, o que deverá agravar a inflação na região. No delta do Mekong, é produzido mais da metade do arroz do Vietnã e 90% de seus grãos são exportados. As produções de camarão e de peixe também foram afetadas.
"Mais de 200 mil hectares de nossas plantações de arroz estão debaixo d'água, mas nós não sabemos ainda a extensão total dos danos", disse Keo Vy, diretor de informação do comitê cambojano.
O Camboja é um pequeno exportador de arroz, mas o Vietnã é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas da Tailândia. Em 2000, a pior inundação em décadas no delta do rio Mekong provocou a morte de mais de 480 pessoas. No ano seguinte, mais de 300 morreram quando o rio transbordou.
Comentários