VIDA URBANA
Jornal da Paraíba completa 40 anos sob a marca da inovação
Em comemoração aos seus 40 anos, o Jornal da Paraíba mudou radicalmente sua versão impressa, até mesmo logomarca e fontes dos textos.
Publicado em 04/09/2011 às 15:55
Desde setembro de 1971, dez empresários apaixonados por Campina Grande se uniram e criaram o jornal que você tem em mãos. Entre esses criadores, estava o atual presidente do Jornal da Paraíba, José Carlos da Silva Júnior. Desde então, o JP sempre traz para os leitores a inovação em primeira mão.
A ideia de lançar um boletim diário deu-se quando o grupo percebeu que sua cidade estava carente de uma cobertura jornalística séria, e que a única publicação do gênero estava sendo impressa na capital. Em pouco tempo, o JP tornou-se sinônimo de credibilidade e imparcialidade para os cidadãos.
O jornal procurou, constantemente, desde suas origens, ser cada vez melhor editorialmente e tecnicamente falando. Com o intuito de alcançar mais leitores, passou a ser estadual, ganhou uma segunda equipe de redação em João Pessoa e deixou de ser tabloide, migrando para o formato usual.
Com sua expansão, correspondentes residentes em cidades do interior do Estado – como Patos, Sapé e Cajazeiras –, colaboraram para que o JP mais uma vez ficasse à frente, sendo o primeiro alcançar todas as regiões da Paraíba.
Os anos passaram, e as tecnologias mudaram. O investimento incessante em modernidade faz com que todas as etapas de produção e finalização sejam realizadas da forma mais segura possível, com ,que acompanhamento não deixa nenhum erro passar em branco. Outra vantagem do JP é possuir um banco de imagens totalmente informatizado, facilitando a busca e o armazenamento.
Em comemoração aos seus 40 anos, o Jornal da Paraíba mudou radicalmente sua versão impressa, até mesmo logomarca e fontes dos textos; ganhou novos cadernos e novas colunas; adotou um visual mais arejado, com layout clean e textos mais objetivos.
Referente às mudanças, o diretor presidente da Rede Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos, comentou sobre todas essas mudanças, e declarou que elas foram um ótimo presente aos leitores.
“Nosso grupo tem como prática empresarial a busca constante pela inovação. Para celebrar os 40 anos do Jornal da Paraíba , nada melhor do que fazer jus a essa tradição. Investimos em uma bela reforma gráfica, novos cadernos, mais recursos tecnológicos, um novo portal de notícias e protagonizamos mais um salto qualitativo na história da mídia impressa no Estado. Nosso público é composto pelos melhores leitores, que merecem o melhor conteúdo”.
As alterações na web impressionaram ainda mais que as impressas. O site virou portal de notícias e ganhou o nome de JP Online. Com visual hipermoderno, o novo canal tem versões para smartphonese iPad, integração com a versão impressa, conteúdos complementares exclusivos –fazendo uso de 'QR Code' -, e blogs que antes pertenciam ao Paraíba1, Classificados Online, Clube do Assinante, e muitos outros. A Versão Digital para Deficientes Visuais (VDDV) ainda existe, porém mais otimizada.
“Nosso compromisso vai mais além de fazer jornalismo de qualidade e credibilidade. Como veículo de informação, buscamos sempre acompanhar a evolução de nossos leitores. Melhoramos a cada dia porque eles também crescem e investem em seu aprimoramento como pais, professores, empresários, cidadãos”, afirmou o superintendente da Rede Paraíba de Comunicação, Guilherme Lima.
Comentários