VIDA URBANA
João Pessoa tem 70% da frota de ônibus circulando nesta segunda-feira
Escolas, órgãos e instituições divulgaram que vão permanecer fechadas.
Publicado em 27/05/2018 às 18:45 | Atualizado em 28/05/2018 às 10:51
Apenas 70% da frota de ônibus coletivos de João Pessoa vai atender a população nesta segunda-feira (28). A informação foi confirmada pelo Sintur e Semob na noite de domingo (27) e é reflexo da falta de combustível gerada pela greve dos caminhoneiros, que chega ao oitavo dia na segunda-feira.
Segundo os órgãos, a medida pretende garantir que pelo menos parte dos veículos circule nos próximos dias.
Já em Campina Grande, a expectativa é de que apenas 40% dos ônibus circule na segunda-feira.
Por conta dos efeitos da greve, várias escolas, órgãos e instituições divulgaram que vão estar fechadas na segunda-feira.
Veja como fica a Justiça
Entre os órgãos que vão estar de portas fechadas estão a primeira e segunda instância do Tribunal de Justiça e o Ministério Público estadual, que mantém apenas a agenda com procuradores eleitorais.
Já a Justiça Federal retoma o funcionamento na segunda-feira, mas mantém suspensos os prazos processuais. E a Defensoria Publica vai manter apenas atendimentos de emergência, com expediente suspenso.
No Tribunal Regional do Trabalho, o desembargador-corregedor e vice-presidente, Wolney de Macedo Cordeiro, expediu uma recomendação de que os juízes do trabalho deliberem sobre manter ou adiar as pautas para esta segunda-feia, "após a avaliação acerca dos aspectos relacionados ao abastecimento e à mobilidade no âmbito da respectiva jurisdição".
Veja como ficam as escolas
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) mantém o ponto facultativo que foi decretado desde a sexta-feira. Os hospitais universitários da UFCG, no entanto, permanecem funcionando.
Já a Universidade Federal da Paraíba mantém a orientação de que professores não realizem chamadas e atividades avaliativas dos alunos. Apesar de não ter sido declarado ponto facultativo, os servidores que não conseguirem chegar ao trabalho vão ter as faltas abonadas. Serviços essenciais, especialmente os voltados a atender a comunidade, seguem funcionando.
A rede estadual de ensino vai funcionar normalmente, ao contrário do que chegou a ser divulgado na tarde de domingo. Em nota publicada pela Secretaria de Comunicação, o Estado informou que a notícia de que os gestores de cada gerência estavam autorizados a liberar as aulas foi divulgada sem autorização.
A prefeitura de Santa Rita anunciou que as aulas da rede municipal estão suspensas e a coleta de lixo vai ser feita apenas parcialmente. Os demais serviços seguem funcionando normalmente.
Em Campina Grande, a recomendação da Secretaria Municipal de Educação é que os diretores têm autonomia para decidir se abre ou não a escola, mas nenhum aluno pode ser prejudicado.
Já em João Pessoa, a informação oficial é de que as aulas da rede municipal estão acontecendo normalmente.
Não há uma recomendação geral, mas muitas escolas e faculdades privadas também suspenderam as aulas hoje. Algumas destas instituições informaram que a previsão é das aulas voltarem amanhã, mas tudo depende do que acontecer ao longo da segunda-feira.
Movimentação dos caminhoneiros no domingo
Ao longo do dia, foram registrados 26 pontos de bloqueio de rodovias federais em toda a Paraíba, mas a última atualização da situação dava conta de nove deles foram liberados ate a noite deste domingo.
No início da noite, pelo menos oito caminhões tanque saíram com combustível do Porto de Cabedelo escoltados por policiais militares e rodoviários federais.
Comentários