POLÍTICA
Temer anuncia redução de 46 centavos no preço do litro de diesel
Medida pretende encerrar a greve dos caminhoneiros, que completa uma semana.
Publicado em 27/05/2018 às 21:53 | Atualizado em 28/05/2018 às 10:33
O preço do diesel vai ter redução de 46 centavos por litro, anunciou o presidente Michel Temer em pronunciamento na noite deste domingo (27). Este valor é referente ao Pis/Confins e Cide somados.
O governo vai cobrir essa diferença para, nas palavras do presidente, não prejudicar a Petrobras. Para isso, vai ser necessario abrir um crédito complementar e remanejar R$ 10 milhões de outras áreas. O detalhamento de como isso vai ser feito só deve ser divulgado na segunda-feira.
Essa medida vai valer por 60 dias. A partir daí, só haverá reajuste mensal.
Outras medidas também foram anunciadas, como a edição de três Medidas Provisórias. A primeira, para isenção de cobrança do eixo suspenso nos pedágios de todo o Brasil.
A segunda garante que os caminhoneiros autônomos vão ter direito a 30% dos fretes da Conab. Uma terceira estabelece tabela mínima de frete. Temer garante que essa decisão foi tomada a partir de diálogo com o Senado.
Além disso, o presidente disse que as medidas anunciadas antes seguem valendo, inclusive que não haverá reoneração da folha do setor.
Quatro instituições representativas dos caminhoneiros divulgaram ainda no domingo notas informando que as medidas contemplam as reinvindicações da categoria.
Comentários