icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Paraibano participa de discussão sobre tráfico ilícito de obras de arte em São Paulo

Evento reúne especialistas de diversos países para debate formas de regulação ao comércio de obras de arte e o combate ao tráfico.

Publicado em 04/06/2018 às 16:36 | Atualizado em 10/03/2023 às 14:01

O combate ao tráfico ilícito de obras de arte está sendo discutido por diversos especialistas nacionais e estrangeiros, em São Paulo, nesta segunda-feira (4) e na terça-feira (5). Um dos destaques do evento é a participação do procurador do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Marcílio Franca.

O procurador paraibano participa do evento mediando uma mesa de debates que discute a atuação dos órgãos de controle e combate ao comércio ilegal, importação, exportação de propriedades culturais ilícitas. A mesa intitulada "Circulação Internacional de Bens Culturais" conta com a participação da coordenador Geral de Combate ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal, Alexandre Cassar Magdalena; do delegado da Polícia Federal em Campina Grande, Carlos André Gastão; da presidente da Associação Brasileira de Produtoras Independentes das Artes Visuais, Ana Helena Curti; e do Procurador do Ministério da Fazenda, Arnaldo Godoy.

O evento reúne especialistas e autoridades nacionais e estrangeiros para discutir formas de regulação e compartilhadas experiências internacionais que estão proporcionando mais segurança para atuação de colecionadores, instituições, curadores e órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio cultural.

"Organizações e agentes do mundo todo procuram formas de estabelecer melhor controle sobre o trânsito de obras de arte, de artefatos arqueológicos, de documentos históricos, entre outros objetos dessa natureza, para inibir a importação, a exportação, a transferência e o comércio de forma ilícita", explica a organização do evento.

O seminário "Proteção e circulação de bens culturais: combate ao tráfico ilícito" é promovido pelo Ministério da Cultura e o Instituto Itaú Cultural com a cooperação da UNESCO no Brasil e com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Imagem

Tiago Bernardino

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp