VIDA URBANA
Agricultores que plantaram no dia de São José iniciam colheita no Sertão da Paraíba
Plantios foram iniciados durante o mês de março no dia de São José, santo considerado como protetor do trabalhador.
Publicado em 08/06/2018 às 6:59 | Atualizado em 08/06/2018 às 9:10
Não é apenas a proximidade do São João que está deixando o sertanejo alegre. Na Paraíba, os agricultores da região semiárida também estão felizes pelo resultado na colheita de lavouras depois do período chuvoso. O agricultor Inácio Garcia de Medeiros, de 66 anos, do sítio Peneda no município de São José do Sabugi revela que já colheu cerca de 500 quilos de milho e feijão este ano. A lavoura dele foi plantada no dia 19 de março, data que a igreja católica comemora o dia São José e que há uma crença popular de que se chover neste dia, o inverno vai ser bom.
>>> Agricultores celebram dia de São José e pedem chuvas para colheita de lavouras
"A produção até aqui está muito boa, colhi 250 quilos de milho e outros 250 quilos de feijão. Mas o roçado pode render mais ainda dependendo do clima. A conta de São José deu certo e veio até cedo, porque a colheita começou logo no início do mês, bem antes do período esperado. A devoção está renovada e agora é se preparar para festejar o São João", contou.
O filho do agricultor Inácio Garcia ajudou o pai no plantio do roçado. "Quando começamos a plantar no dia de São José o dia estava nublado e já tinha chovido na região aqui. Pela experiência de meu pai ele dizia que a colheita seria boa e graças a Deus os frutos agora estão chegando", disse Iranildo Araújo de Medeiros, de 38 anos.
No sítio Serrota no município de Passagem o agricultor José Bonifácio, de 59 anos, ressalta que teve uma boa colheita. "Muito milho e feijão graças a Deus. O plantio aqui não é grande, é apenas de consumo para família e a expectativa foi superada. A chuva veio, São José abençoou porque eu plantei no dia 19 e agora a festa de São João está garantida com pamonha, muita canjica e feijão verde", disse.
Comentários