VIDA URBANA
CBN Paraíba recebe menção honrosa no Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde
Reportagem de Hebert Araújo falou sobre violência obstétrica na Paraíba.
Publicado em 07/06/2018 às 17:48
A CBN Paraíba recebeu menção honrosa no Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, considerada a principal premiação da área na América Latina. O concurso é organizado pela empresa farmacêutica Roche em parceria com a Secretaria Técnica da Fundação Gabriel Garcia Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI). A solenidade de entrega das homenagens será no próximo dia 5 de julho, em Cali, na Colômbia.
A reportagem ganhadora foi ‘Dar à luz a dor’, de Hebert Araújo. Em três reportagens, o jornalista falou sobre a violência obstétrica sofrida por mulheres nos hospitais públicos e particulares do estado. A matéria já levou menção honrosa no 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, considerado um dos mais importantes da imprensa brasileira, além de ter sido vencedora do Global Health Reporting Contest, realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ) e promovido pela Johnson & Johnson.
O material foi ao ar de 8 a 10 de março de 2017 nos programas CBN João Pessoa e CBN Cotidiano. Foram ouvidos enfermeiros, obstetras, professores e especialistas do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), que contaram como o conhecimento e a estrutura das unidades de saúde são fatores importantes na hora do parto. A série contou com a edição de áudio de Jonathan Dias e a produção de Joana Rosa.
No site do prêmio, os jurados da categoria Rádio fizeram considerações sobre a reportagem. “Este trabalho representa uma oportunidade para abrir a discussão sobre um tema no qual há muita falta de informação e do qual muitas mulheres, apesar de se tratar de um direito, não se atrevem a falar. Aborda um problema que envolve tanto o sistema público como o privado. É informativo tanto para pacientes como para profissionais da saúde”, disse o júri formado por um assessor médico e dois jornalistas, entre eles a apresentadora Mariana Ferrão, da TV Globo.
Esta é a segunda vez que Hebert é homenageado no Prêmio Roche. Em 2014, ele conquistou a primeira colocação na categoria Rádio, com uma matéria sobre a história de superação do locutor esportivo Francisco Lunguinho, que foi submetido à primeira cirurgia da Paraíba para implantação de uma prótese traqueoesofágica, que lhe devolveu a voz.
Comentários