CULTURA
Festival chega à reta final
4ª eliminatória do Forró Fest abre programação junina de Sousa e mais três músicas foram selecionadas para a final no Parque do Povo.
Publicado em 29/05/2012 às 6:30
A reta final do Forró Fest 2012 encerrou o aquecimento para o arrasta-pé e marcou os últimos preparativos para fazer bonito no Maior São João do Mundo. A cidade de Sousa entrou em festa noite adentro no último sábado e amanheceu ao som de uma grande prévia junina no Sertão paraibano. Mais de 12 mil forrozeiros viram o sol nascer ao fim da 4ª e última eliminatória do festival. Foram classificadas as três últimas músicas para a final no próximo dia 2 de junho, no Parque do Povo, em Campina Grande.
Em uma já tradicional reciprocidade com os sousenses, a organização da 24ª edição do Forró Fest levou mais uma vez à cidade o brilho de um evento que resgata a cultura nordestina. Os artistas apresentaram várias reverências ao grande homenageado do evento este ano, Luiz Gonzaga, além de retratos da seca que aflige o Nordeste e o resgate histórico das raízes do forró.
O público caloroso acompanhou atentamente as 12 apresentações concorrentes, além de três atrações musicais que trouxeram ao palco, localizado pela primeira vez na praça da centenária Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, no Centro da cidade, o forró para todos os gostos: pé-de-serra, estilizado e romântico, com as bandas Encantu's, Forró da Xêta e Três Desejos.
O prefeito Fábio Tyrone enalteceu a "abertura" das festas juninas na cidade, em mais uma parceria com a Rede Paraíba de Comunicação. “Estamos, na verdade, abrindo o nosso São João.
É uma festa bonita, com muita gente, que transcorre em paz, harmonia e alegria. Teremos em Sousa o maior São João do Sertão paraibano e nada melhor que começar com o Forró Fest”, afirmou o gestor municipal.
Os jurados escolheram para a final três músicas, sendo duas referências ao 'Rei do Baião'. As composições trazem à tona homenagens biográficas contextualizadas à discografia de Luiz Gonzaga. Cantada por Saulo Lacerda, a homenagem 'É uma estrela, é Lua no céu' foi composta por Odoniel Mangueira Júnior.
“É o meu 4º Forró Fest e minha segunda final. É muita ansiedade, mas vamos caprichar e estaremos inspirados para vencer”, disse o intérprete.
Já 'O Menino de Exú', composição de Francisco de Almeida, veio ao palco na voz de Gilbran Ferreira. “Cantamos a vida de Luiz, com trechos de seus grandes sucessos. Estou participando pela primeira vez e estou surpreso com o alto nível dos candidatos”, assegurou o cantor.
A 3ª classificada foi 'O Penerado da Carolina', composta e interpretada pelo sanfoneiro João André do Nascimento, resgatando os históricos terreiros do forró e suas tradições. “Me interessei pelo Forró Fest e me adaptei para compor esta música cultural. Estou na quinta participação e estive em quatro finais. Já acertei muita bola na trave, então agora, se Deus quiser, vou vencer esse ano”, afirmou o músico.
Para o superintendente da Rede Paraíba de Comunicação, Guilherme Lima, o festival é a oportunidade de elevar a carreira de artistas que são desconhecidos do grande público e incentivar o desenvolvimento de carreiras musicais, além de preservar a cultura nordestina. “A contribuição do evento é a preservação deste ritmo peculiar do Nordeste, para fazer com que esta música típica ganhe expressão. É um ritmo que hoje tem presença nos grandes centros do país, e o Forró Fest tem sua parcela de importância nesse sentido”, disse.
Comentários