CULTURA
Cineclube exibe documentário sobre Ariano Suassuna, 'O Senhor do Castelo', em Campina Grande
Exibição acontece por volta das 19h desta quinta-feira (21) no Teatro Municipal Severino Cabral.
Publicado em 21/06/2018 às 11:24 | Atualizado em 21/06/2018 às 14:21
O Cineclube Luci Pereira vai exibir na noite desta quinta-feira (21) o documentário ‘O Senhor do Castelo’, que mostra o universo imaginário do escritor Ariano Suassuna através de episódios marcantes de sua vida. A exibição começa às 19h na sala Paulo Pontes do Teatro Municipal Severino Cabral e é totalmente gratuita.
O documentário mostra como incidentes da vida de Ariano, como o envolvimento de sua família na revolução de 1930, a infância na cidade de Taperoá e a militância em defesa da cultura brasileira, formaram o rico universo imaginário de suas obras.
Uma curiosidade sobre 'O Senhor do Castelo' é que o documentário demorou mais de 15 anos pra ser finalizado. Começou a ser feito pelo Professor Neroaldo Pontes em 1992, após ele presenciar uma das primeiras aulas espetáculos ministradas por Ariano Suassuna. A obra só foi finalizada em 2007.
Após a exibição do documentário haverá uma discussão com os espectadores para que haja uma maior compreensão a respeito da obra.
Mais programação no Teatro
O teatro Severino Cabral também será palco da peça 'Machos', que acontece às 20h desta quinta. A peça é estrelada pelos atores campinenses Edigar Palmeira, Erik Breno, Raissa Celine e Valquíria Gonçalves e é estruturada em três atos, sendo o primeiro, a Gênese bíblica que é recontada a partir do ponto de vista feminino: o macho nasce da fêmea, a partir de um calo.
Em seguida, é apresentado à plateia o Programa de Prevenção ao Macho, uma espécie de método para detecção de machistas assumidos. O espetáculo encerra com uma sátira aos programas de auditório, nos moldes do sofá da Hebe Camargo, onde uma top model escrachada e um macho típico se confrontam diante da apresentadora.
Os ingressos para a peça custam R$ 20 e podem ser comprados na bilheteria do Teatro Municipal Severino Cabral.
Comentários