COTIDIANO
Governo extradita traficante Juan Carlos Abadia para os EUA
Portaria que autorizou a extradição foi publicada no Diário Oficial do dia 20 de agosto. O governo brasileiro determinou ainda a expulsão de Abadia do país, para que ele jamais retorne ao território nacional.
Publicado em 22/08/2008 às 13:04
Da Redação
Com assessoria do MJ
O Ministério da Justiça informa que o traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia foi extraditado para os Estados Unidos na manhã desta sexta-feira (22).
A portaria que autorizou a extradição foi publicada no Diário Oficial do dia 20 de agosto. O governo brasileiro determinou ainda a expulsão de Abadia do país, para que ele jamais retorne ao território nacional.
Jan Carlos Abadia deixou a Penitenciária Federal de Campo Grande às 3h da manhã desta sexta, em um avião da Polícia Federal, com destino a Manaus (AM). Depois de entregue à polícia dos Estados Unidos, ele embarcou para Nova York em uma aeronave norte-americana, por volta de 9h, horário de Brasília.
Prisão - O traficante colombiano foi preso em agosto do ano passado, em um condomínio de luxo em Aldeia da Serra, na Grande São Paulo. Ele é apontado pelo DEA (Drugs Enforcement Administration) e a agência antidrogas dos Estados Unidos como um dos maiores traficantes do mundo e um dos líderes do cartel do Vale do Norte, na Colômbia.
No Brasil, Abadia foi condenado a 30 anos e cinco meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e corrupção ativa. Já nos Estados Unidos ele responderá pelos crimes de homicídio, trafico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, entre outros.
O governo norte-americano se comprometeu formalmente a respeitar a punição máxima do Sistema Judiciário Brasileiro, de 30 anos de prisão, conforme prevê o artigo 75 do Código Penal, bem como a decisão do Supremo Tribunal Federal que autorizou a extradição.
Comentários