icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Lucélio Cartaxo quer restabelecer relação harmoniosa entre os poderes

Para o pré-candidato ao governo, “hoje os poderes só dialogam nas barras da justiça”.

Publicado em 20/07/2018 às 13:03 | Atualizado em 20/07/2018 às 17:08


                                        
                                            Lucélio Cartaxo quer restabelecer relação harmoniosa entre os poderes

Um dos pré-candidatos ao governo no campo das oposições ao governador Ricardo Coutin ho (PSB), Lucélio Cartaxo (PV) assegurou nesta sexta-feira (20), durante debate promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), que pretende restabelecer a relação harmoniosa que deve haver entre os poderes, caso seja eleito. "Hoje os poderes só dialogam nas barrar da justiça. Essa velha política não pode permanecer na Paraíba", questionou.

Veja todas as sabatinas realizadas pela OAB

Uma das propostas do pré-candidato é reativar as reuniões das Comissão Interpoderes, que, segundo ele, não se reúne desde 2012 com a presença do Poder Executivo. “Vamos trabalhar para que essa comissão interpoderes possa sair do papel. Ela que só teve reunião há oito anos e querendo discutir. Nossa forma de fazer política é através do diálogo”, disse.

Durante duas horas, Lucélio respondeu perguntas de advogados e demais presentes sobre temas pertinentes como infraestrutura, saúde, segurança pública e direito dos idosos, utilizando como ponto de referência a gestão do irmão, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), mas não descartou dar continuidade a ações desenvolvidas pelo atual governo. “A questão das estradas, por exemplo, será dada continuidade. O que está sendo feito bem será dado continuidade”, afirmou.

Compromisso com a OAB

Ao final do debate, Tárcio Teixeira assinou um termo de compromisso com algumas demandas da categoria. Além de se comprometer a não fechar comarcas, o que vem sendo avaliado pelo Poder Judiciário devido a queda da receita, o pré-candidato do PSOL também deve tentar redimensionar o valor das custas judiciais da Paraíba que, segundo a OAB, é uma das mais caras do país; realizar público para procuradores; incluir da participação da OAB na Comissão interpoderes; pagar regularmente os precatórios.

Debate na OAB

Os debates na sede da OAB-PB tiveram início na segunda-feira (16), com a participação do ex-secretário de recursos hídricos, João Azevêdo (PSB), seguido pelo senador José Maranhão (MDB), na terça-feira (17), e pela vice-governadora, Lígia Feliciano (PDT). Na quinta-feira (19), foi a vez do servidor público Tárcio Teixeira, pré-candidato ao governo pelo PSOL.

A presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PB, Adriana Rodrigues, ressalta que os debates visam também “apresentar uma pauta de reivindicação da advocacia paraibana para ser inserida no Plano de Governo dos pretensos candidatos e firmar compromissos com eles, caso sejam eleitos, de parcerias precípuas com a OAB-PB, para estimular o amadurecimento institucional, a melhoria da qualidade de vida da população, do acesso à Justiça e a outros direitos fundamentais, sociais e individuais”.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp