ECONOMIA
Fenabrave cobra mais incentivos
José Carneiro, afirma que a redução do IPVA é positiva para o consumidor, mas se deve apenas à redução da tabela
Publicado em 16/12/2011 às 8:00
O presidente da Federação Nacional dos Distribuidoras de Veículos Automotores na Paraíba (Fenabrave-PB), José Carneiro, afirma que a redução do IPVA é positiva para o consumidor, mas se deve apenas à redução da tabela, e não da base de cálculo. “Para o consumidor funciona, mas não dá o incentivo que poderia ser dado”, criticou.
Ele disse ainda que uma medida mais eficiente seria a redução das alíquotas da base de cálculo do IPVA e não apenas das tabelas, além de reduzir o imposto para carros novos. “Se reduzissem o IPVA para carros novos seria excelente, mas isso eles não fazem”.
A alíquota do IPVA de autos, comerciais leves e moto é de 2% sobre o valor do veículo no mercado, enquanto caminhões, ônibus, micro-ônibus é de até 1%. Os veículos novos têm 50% de abatimento comprado no mercado local.
O auditor fiscal Wilton Camelo de Souza disse que a procura pelo veículo é um dos principais fatores para deteminar aumento ou queda. "Quanto mais procurado, maior valorização e menor queda do IPVA. Do contrário, quanto menos procurado maior a queda do IPVA", explica.
Comentários