POLÍTICA
Barra de Santana pode ter novo pleito
Candidato eleito teve candidatura indeferida e aguarda julgamento de recurso; caso TSE mantenha ideferimento, nova eleição será realizada.
Publicado em 08/11/2012 às 6:00
A cidade de Barra de Santana ainda não tem prefeito eleito e poderá ter de fazer nova eleição. A Junta Eleitoral da 62ª Zona decidiu não proclamar o resultado das eleições majoritárias no município até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue o recurso de um dos candidatos, Joventino de Tião, que teve o registro indeferido. “Não pode a Junta Eleitoral proclamar eleito o candidato que obteve a maioria dos votos válidos, estando pendente recurso de julgamento”, diz a decisão.
As eleições no município foram disputadas por três candidatos: Joventino de Tião, Anninha Ludgério e David Abílio. O mais votado foi Joventino de Tião, com 2.953 votos. Mas seus votos não foram computados como válidos. A candidata Anninha Ludgério obteve a segunda maior votação: 2.649 votos. A totalização no município apontou um percentual de 46,34% dos votos válidos, 1,5% de votos brancos e 52,15% nulos.
A decisão da Junta Eleitoral de não proclamar o resultado das eleições segue orientação do TSE, segundo o qual não pode a Junta Eleitoral proclamar o resultado do pleito municipal majoritário se mais de 50% dos votos houver sido conferido a candidato sem registro, ainda que o indeferimento esteja sub judice, como é o caso da situação de Joventino de Tião. Caso ele não obtenha êxito, o TRE terá de fazer nova eleição. O recurso no TSE está concluso ao relator, ministro Marco Aurélio.
Comentários