icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Olivina Olívia é destaque do projeto Amigos da Escola

Evento aconteceu também em escolas públicas de 23 estados e Distrito Federal, em torno do tema 'Educação e Valores'.

Publicado em 28/10/2011 às 6:30

A Escola Estadual Professora Olivina Olívia, no Centro de João Pessoa, reuniu ontem em torno de mil pessoas, entre alunos, professores, voluntários e parceiros no último dia temático do ano do projeto Amigos da Escola 2011. O evento aconteceu também em escolas públicas de 23 estados e Distrito Federal, em torno do tema 'Educação e Valores'.

“Esse é um momento de colocarmos em prática nossos projetos. Conseguimos mobilizar praticamente todos os alunos e professores de 24 turmas. Com esse tipo de iniciativa melhoramos o relacionamento entre os alunos, trabalhamos a importância do respeito e temas contra a violência e as drogas”, destacou o diretor da escola, Fábio Dias.

Durante toda a manhã, houve apresentação dos projetos desenvolvidos na escola, como oficinas de educação ambiental, de reciclagem de bolsas e de papel, de produção de sabão ecológico, de horta escolar, de grafitagem, de produção de árvore de natal ecológica, de desenho e pintura, além de apresentações culturais. Também foram oferecidos serviços comunitários, como teste de glicemia, verificação de pressão arterial, oficina com designer de moda, dentre outros.

Para a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Antônia Nágila, a experiência na oficina de produção de sabão ecológico foi muito importante, pois já levou seus conhecimentos para dentro de casa. O resíduo do óleo vegetal usado em casa é a matéria-prima para a confecção de sabão. “Esse tipo de projeto é bom para o aluno e para a escola. É muito fácil de fazer o sabão”, disse a estudante. Essa oficina foi realizada em parceria com a Universidade Federal da Paraíba.

Ontem foi o quarto e último dia temático promovido pelo projeto no ano de 2011. Os eventos anteriores foram realizados nos dias 6 de maio, 10 de junho e 26 de agosto. “No primeiro evento trabalhamos o bullyng, no segundo a discriminação e no terceiro fizemos uma gincana cultural. Hoje (ontem) foi a culminância dos projetos”, explicou a coordenadora estadual do projeto Amigos da Escola, Maria dos Prazeres Bezerra.

“O nosso objetivo é fazer com que esses projetos comecem na escola e sejam levados para a comunidade”, disse Prazeres. Segundo o gestor social do projeto, Paulo Pena, o objetivo do Amigos da Escola é justamente incentivar o trabalho voluntário. “Este ano trabalhamos Educação e Valores, no próximo ano o tema será Valores da Leitura”, disse Paulo Pena. A Escola Olivina Olívia tem em torno de 2,1 mil alunos e 100 professores. Todos os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram convidados a participar do projeto.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp