VAMOS TRABALHAR
Preparação para provas é essencial
Publicado em 23/10/2011 às 6:30
-
Pessoas com necessidades especiais concorrem entre si nos concursos públicos, mas exige preparação equivalente. As provas aplicadas são as mesmas para todos os candidatos inscritos, por isso, disciplina e organização também são requisitos obrigatórios para obter o sucesso. O decreto 3.298/1999 dispõe sobre a Política Nacional para integração da pessoa portadora de deficiência e também deve ser observado.
A própria história de Francisco Izidoro é um exemplo de determinação entre os portadores de necessidades especiais.
Ele, que tem uma deficiência na perna esquerda (sequela de poliomielite quando criança), se formou em direito e passou no primeiro concurso que prestou para analista judiciário na Justiça Federal, em 1995. Para ele, a diferença nunca foi um obstáculo que não pudesse ser vencido.
“O apoio da família é fundamental nesse processo, pois muitas pessoas não acreditam na nossa possibilidade, não com o intuito de discriminar, mas tentando proteger”, opina Izidoro, lembrando que essa atitude pode limitar ao invés de ajudar. “Hoje é possível observar muitos portadores de necessidades especiais acomodados”, afirma.
Comentários