POLÍTICA
Doze projetos são premiados na 4ª edição do HackFest em João Pessoa
Mais de 200 maratonistas desenvolveram ideias e projetos de lei de iniciativa popular e também aplicativos de controle social
Publicado em 20/08/2018 às 8:31 | Atualizado em 20/08/2018 às 14:10
Doze equipes foram premiadas no IV Hackfest e Virada Legislativa, que foi encerrado na tarde deste domingo (19), na Estação das Artes, em João Pessoa. Durante quatro dias, cerca de 250 maratonistas desenvolveram ideias e projetos de lei de iniciativa popular e também aplicativos de controle social. Além disso, oficinas, palestras e painéis atraíram grande público para o evento.
No caso dos projetos de lei, os premiados foram: 'Pra elas', 'Estamos de olho', 'Democracia Digital', 'Abre aí' e 'Lei do Respeito Mútuo'. Em relação aos aplicativos, os destaques votados pelo público foram os projetos ‘Cadê meu remédio’, ‘Lupa na toga’, ‘Não nasci pra ser a outra’, ‘Brasirama’, ‘Focaqui’, ‘Câmara das Deputadas’ e ‘Me diz quem tu és’. (Veja mais detalhes abaixo)
O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, fez um balanço positivo do evento e destacou a importância da participação da sociedade. “O resultado foi muito positivo. Tivemos recorde de inscritos, 250 maratonistas selecionados. Esse é um momento de reflexão, de transparência, de construir, em eventos como esse, formas de participação da sociedade no controle da gestão pública˜, disse.
“Foi um dos eventos mais importantes do ano, senão o mais importante, no sentindo de unir o poder público com a população na construção de uma sociedade mais democrática, transparente e honesta”, comentou o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Marcos Vinícius (PSDB),. “Desse evento, tivemos cinco Projetos de Lei de iniciativa popular, sendo dois em âmbito nacional e três municipais, resultado de um trabalho extraordinário construído entre os participantes, o ITS-Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro), vereadores e servidores da Casa Napoleão Laureano”, acrescentou.
O evento
O IV HackFest foi organizado pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (NGCSI/MPPB), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Projetos de lei
Pra elas - Projeto de lei que previna ou resolva os casos de assédio sexual nos transportes públicos.
Estamos de olho - Padronização dos equipamentos de segurança em estabelecimentos de pequeno e médio porte.
Democracia digital – projeto de lei para democratizar a política de dados abertos.
Abre aí – projeto de lei para garantir que o governo adquira sempre software livre e aberto.
Lei do respeito mútuo – projeto de lei sobre prestação adequada do serviço público, de forma a garantir respeito e urbanidade no atendimento ao cidadão.
Aplicativos
Cadê meu remédio – plataforma para ajudar o cidadão a saber quais medicamentos são distribuídos gratuitamente, onde encontrá-los e se estão disponíveis ou não, para se identificar desvios ou falta de entrega pelo poder público.
Lupa na Toga – aplicativo que mostra e analisa todos os auxílios e diárias recebidas pelos magistrados brasileiros.
Não nasci para ser a outra – plataforma que investiga as candidatas fantasmas para preenchimento de cotas dos partidos políticos.
Brasirama – aplicativo que mostra um perfil sócio-demográfico dos cidadãos.
Focaqui – aplicativo que mostra os índices de homicídio e de violência contra a mulher por localidade.
Câmara das Deputadas – plataforma que apresenta um levantamento das leis propostas e aprovadas por mulheres na Câmara Federal, além de um perfil das deputada, mostrando o cenário político feminino.
Me diz quem tu és – aplicativo que Identifica os deputad@s através da análise do discurso, passando como entrada uma afirmação através de voz ou texto.
Comentários