ECONOMIA
Paraíba tem 60 deficientes visuais que recebem contas de energia em braile
A possibilidade começou a ser oferecida pela concessionária de energia há exatamente um ano.
Publicado em 20/08/2018 às 10:59 | Atualizado em 20/08/2018 às 17:39
Cerca de 60 deficientes visuais paraibanos recebem atualmente suas contas de energia com todas as informações em braile. A possibilidade começou a ser oferecida pela concessionária de energia há exatamente um ano.
O serviço é gratuito e está disponível para deficientes visuais que morem sozinhos ou que sejam os responsáveis pelo pagamento da conta. De acordo com a previsão da Energisa, baseada em dados do Instituto dos Cegos Adalgisa Cunha, a conta em braile pode beneficiar até 430 deficientes na Paraíba.
Um dos usuários da ferramenta é o professor de informática Gilson Batista, que descobriu a possibilidade oferecida através Instituto dos Cegos. Ele mora sozinho, foi alfabetizado em braile e achava chato ter que pedir ajuda de pessoas com visão para conferir sua conta. “Antes precisava pedir para alguém me dizer o valor que eu deveria pagar. Então fiquei um pouco independente nesse sentido”, explica.
Para solicitar, o deficiente visual deve procurar uma das agências de atendimento da Energisa. Em todos os municípios paraibanos, a conta em braile chega via Correios e o modelo tradicional passa a ser enviado por e-mail.
Comentários