VIDA URBANA
Paraíba vacina mais de 60% das crianças contra pólio e sarampo
Até dia 31, 90,9 mil crianças ainda precisam buscar postos de saúde para receber vacinas.
Publicado em 22/08/2018 às 15:12 | Atualizado em 22/08/2018 às 19:35
A Paraíba vacinou mais de 60% das crianças que são público alvo da campanha de vacinação contra poliomielite (60,93%) e sarampo (60,40%), de acordo com relatório do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (22). Isso significa que 90,9 mil crianças ainda precisam buscar os postos de saúde para receber as vacinas. Segundo a planilha atualizada do órgão, foram aplicadas 141.894 doses contra pólio e 140.673 contra sarampo. As vacinas são destinadas a crianças de até 4 anos.
O volume é superior ao índice nacional, já que em todo o país 56% das crianças já foram vacinadas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independente da situação vacinal delas e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira. A campanha segue até o dia 31.
O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, destaca que pais e responsáveis seguem convocados a levarem as crianças que ainda não foram vacinadas até os postos de vacinação, independente da situação vacinal anterior, já que neste ano a campanha é indiscriminada. “O esforço do país é impedir que doenças já eliminadas não retornem o Brasil. Esse é um trabalho de toda a sociedade", ressalta.
Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP).
Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.
Comentários