POLÍTICA
MP quer coibir ocupação irregular por comerciantes da área da Pedra de Santo Antônio
Promotor Márcio Teixeira faz audiência pública para discutir criação de uma Área de Preservação Ambiental (APA) no local,
Publicado em 04/09/2018 às 7:59 | Atualizado em 04/09/2018 às 14:02
O Ministério Público Estadual quer coibir a ocupação irregular por comerciantes da área da pedra de Santo Antônio, no município de Fagundes, no Agreste da Paraíba. Para isso, o 1º promotor de Justiça da Comarca de Queimadas, Márcio Teixeira de Albuquerque, promoveu uma audiência com a prefeita e o presidente da Câmara de Vereadores de Fagundes, Magna Madalena Rusicci e Alexandro Dantas Souza, para discutirem ações para a preservação da área.
Márcio Teixeira recebeu denúncias de que a parte da Serra do Bodopitá, que abrange os municípios de Fagundes, Queimadas e Caturité, vem sendo ocupada por comerciantes de alimentos que estariam levantando construções desordenadas, comprometendo a paisagem e a preservação ambiental do local.
Para o promotor e os representantes dos poderes públicos de Fagundes, a questão seria resolvida em definitivo mediante a criação de uma Área de Preservação Ambiental (APA), o que exige análises e laudos mais aprofundados. Para tanto, o promotor Márcio Teixeira de Albuquerque vai realizar nova audiência, em data a ser definida, que deverá contar com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), para os encaminhamentos que a questão exige.
Santo casamenteiro
Tido como um dos principais pontos turísticos da Paraíba, a pedra que fica na Serra do Bodopitá tem seu nome em homenagem a Santos Antônio de Lisboa. De acordo com a tradição popular, quem passa por baixo dela três vezes, consegue pretendente a casamento no ano subsequente.
A Serra do Bodopitá é uma área com matas e fontes de água doce, utilizada por praticantes de esportes de aventura, como o trekking (trilhas pelas matas). No local, ainda existe o Sítio das Laranjeiras, uma rocha situada à beira de um penhasco, que revela dezenas de pinturas rupestres, feitas pelos índios que habitavam o lugar no passado.
Comentários