VIDA URBANA
Quase 15% das cidades da PB estão abaixo da meta de vacinação contra sarampo
Ministério da Saúde prorrogou campanha para que os municípios atinjam 95% do público-alvo.
Publicado em 04/09/2018 às 9:18 | Atualizado em 04/09/2018 às 16:46
Das 223 cidades da Paraíba, 33 ainda não cumpriram a meta de vacinação contra o sarampo, o que representa um total de 14,7%. Os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do estado também mostram que no caso da poliomielite a situação é um pouco melhor, com 30 cidades, ou 13,4%, com cobertura abaixo do recomendado. O Ministério da Saúde recomendou na segunda-feira (3) que as localidades que não atingiram a meta de 95% do público-alvo imunizado prorroguem a campanha até 14 de setembro.
De acordo com a Secretaria de Saúde, no estado já foram vacinadas mais de 220 mil crianças, com cobertura total de 95,39 % para pólio e 95,16 % para sarampo. Devem ser vacinadas crianças de um a quatro anos
“É fundamental o fortalecimento de esforços desses municípios [que não atingiram a a meta] na busca ativa de crianças em escolas e nas residências. Essa nova estratégia se faz necessária para proteger a população alvo da campanha”, reforça a técnica do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Fernandes.
Márcia também alerta a importância da alimentação e atualização do sistema pelos municípios. “É necessário que os gestores de saúde priorizem os registros dos dados da campanha diariamente no site. O monitoramento é em tempo real e muito importante para o acompanhamento do atendimento da meta”, pontua.
Campanha
Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.
O Ministério da Saúde oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos distribuídos em todo o país.
Casos de Sarampo
Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos e 6.975 permanecem em investigação. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas que já computa 1.211 casos e 6.905 em investigação, e em Roraima, com o registro de 300 casos da doença, sendo que 70 continuam em investigação. Entre os confirmados em Roraima, 9 casos foram atendidos no Brasil e estão recebendo tratamento, mas residem na Venezuela.
Comentários