icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

São João: Paraíba está em contagem regressiva para o arrasta-pé

Só faltam quatro dias para zabumba, triângulo e sanfona soltarem o som em Campina Grande

Publicado em 01/06/2015 às 10:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 17:04

Faltando apenas quatro dias para o início da 32ª edição do Maior São João do Mundo, Campina Grande já respira o ar de uma das maiores festas populares do Brasil e se prepara para oferecer muito forró para mais de dois milhões de pessoas. Ao longo dos 31 dias de vivência com a cultura popular, opções não faltam para quem faz questão de arrastar o pé nas comemorações das festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Parque do Povo, Sítio São João, Expresso Forrozeiro em Galante e festa nos distritos de São José da Mata e Catolé de Boa Vista são as principais pedidas de um evento que irá receber um investimento de R$ 9 milhões esse ano, mas espera movimentar cerca de R$ 160 milhões. E por falar em cifras, elas andam tirando o sono do prefeito Romero Rodrigues, uma vez que com o cenário econômico desfavorável no país, não está sendo fácil adquirir recursos para honrar a tradição da festa.

“Fizemos contatos com Ministério do Turismo, Caixa Econômica Federal, Embratur, e várias empresas que investem em eventos e vamos receber uma resposta positiva porque o São João de Campina sempre supera todas as expectativas”, disse Romero.

Já a batalha de encontrar alternativas para driblar a crise hídrica que a cidade enfrenta, o prefeito destacou alguns caminhos para que o uso da água seja o mais racional possível.

“Nós recomendamos o uso de material descartável para todos os barraqueiros, como também a água utilizada no Parque do Povo será através do poço artesiano que perfuramos e de carros-pipa", afirmou.

Mas a partir da próxima sexta-feira, às 21h, quando o som da sanfona ecoar pelo Parque do Povo, as dificuldades devem ser superadas. Pelo menos é o que espera Temi Cabral, membro da coordenação do Maior São João do Mundo, que mesmo confirmando uma redução de 107 para 80 atrações no palco principal, afirmou que a qualidade da festa está mantida, uma vez que a tradição do São João de Campina Grande confirma-se em receber bem o turista e proporcionar emoções inesquecíveis aos forrozeiros.

Parque do Povo e´o 'QG" do forró

O Parque do Povo tem a missão de concentrar a maior parte do público que participa da festa. E para isso precisa estar pronto para além de proporcionar satisfação, segurança e bons serviços, ainda sustentar a alcunha de ‘Quartel General do Forró’.

Dessa forma estarão à disposição dos forrozeiros 231 barracas, sendo 22 restaurantes, 24 barracas com dimensão 6x5, 59 com 15 metros de área, 60 quiosques, 47 locais de venda na área de show e ainda 19 pontos de alimentação.
Tudo isso somado a 140 homens contratados para realizar a segurança nos portões de acesso do Parque do Povo, e cerca de 400 policias militares que o 2º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba deve disponibilizar para proporcionar maior combate à violência na área da festa.

E para oferecer mais comodidade para quem vem de fora ainda são oferecidos mais de três mil leitos dentre os 28 estabelecimentos de hotelaria em funcionamento na cidade. De acordo com Divaildo Bartolomeu, presidente do Sindicato dos Donos de Restaurantes, Bares, Hotéis e Similares de Campina Grande, grande parte desses leitos já está reservada.

“Praticamente 90% dos grandes pacotes comercializados por agências de viagens já estão vendidos para as principais datas. O que temos à disposição ainda são algumas datas de início da semana, o que nos próximos dias já devem estar reservadas para os turistas. O São João de Campina Grande é o carro-chefe dos nossos eventos”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp