ECONOMIA
Volume de vendas no comércio varejista ampliado na PB cresce 4,4%
Venda de veículos e motocicletas cresceu 16,5% e impactou desempenho, que retomou patamar anterior a greve dos caminhoneiros.
Publicado em 13/09/2018 às 11:49 | Atualizado em 13/09/2018 às 17:26
O comércio varejista ampliado na Paraíba registrou um crescimento acumulado de 4,4% no volume de vendas entre os meses de janeiro e julho deste ano, com crescimento de 5,6% na receita no mesmo período. Comparando julho e junho, o crescimento foi de 2,8%. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O termo ‘comércio varejista ampliado’ é usado pelo IBGE para definir os segmentos do comércio varejista incluindo a venda de veículos e motocicletas e de material de construção. Quando essas categorias de comércio são desconsideradas, no entanto, os resultados são menos otimistas, com crescimento acumulado de 2% nas vendas e de 3,1% na receita entre janeiro e julho.
Esse comportamento é explicado ao analisar os dados por categoria, já que o setor de veículos e motos viu seu volume de vendas crescer 16,5% no primeiro semestre em todo o país, o único que não viu seu ritmo de vendas desacelerar no período.
Mesmo assim, o IBGE destaca que o comércio recuperou em julho o patamar de abril, antes da greve dos caminhoneiros registrada em maio e que provocou queda nos meses seguintes.
Veja quais são as categorias incluídas na pesquisa
- combustíveis e lubrificantes
- supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo
- vestuário, calçados e tecidos
- móveis e eletrodomésticos
- artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e cosméticos
- equipamentos e material para escritório, informática e comunicação
- livros, jornais, revistas e papelaria
- outros artigos de uso pessoal e doméstico
- veículos e motocicletas, partes e peças (incluídas no varejo ampliado)
- material de construção (incluídas no varejo ampliado)
Comentários