icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Ariano perdeu o pai com três anos de idade

Quando ele morreu, Ariano estava com 3 anos de idade. A sua mãe, Rita de Cássia Vilar mudou-se para Taperoá.

Publicado em 24/07/2014 às 8:46 | Atualizado em 07/02/2024 às 11:05

O pai de Ariano Suassuna, João Suassuna, governou a Paraíba entre os anos de 1924 e 1928. Na época, a residência oficial do governador era no Palácio da Redenção, local onde nasceu o escritor paraibano. Com a morte de João Pessoa em 1930, na Confeitaria Glória, em Recife, João Suassuna teve de deixar a Paraíba e foi morar no Rio de Janeiro, onde foi assassinado por motivos políticos.

Quando ele morreu, Ariano estava com 3 anos de idade. A sua mãe, Rita de Cássia Vilar, foi obrigada a levar toda a família para morar na cidade de Taperoá, no Cariri paraibano, para fugir das represálias dos grupos políticos opositores do pai.

João Suassuna nasceu em Catolé do Rocha. Concluiu o curso de Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 1909 e no ano de 1923 se casou com Rita de Cássia e foi pai de nove filhos, entre os quais o escritor Ariano Suassuna.

Jornalista e poeta, João Suassuna escrevia para jornais do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Compunha versos e tocava violão, executando música do cancioneiro popular. Apaixonado pelas coisas do Sertão, mesmo quando presidente do Estado, costumava realizar festivais de violeiros em sua residência ou no palácio do governo.

“Foi de meu pai, João Suassuna, que herdei, entre outras coisas, o amor pelo Sertão, principalmente o da Paraíba, e a admiração por Euclides da Cunha. Posso dizer que, como escritor, eu sou, de certa forma, aquele mesmo menino que, perdendo o pai assassinado no dia 9 de outubro de 1930, passou o resto da vida tentando protestar contra sua morte através do que faço e do que escrevo”, disse Ariano Suassuna em seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp