CULTURA
Opinião: ‘Sob pressão’ – O inimigo agora é outro
Jamarrí Nogueira viu o primeiro episódio da segunda temporada da série, que estreia terça-feira (9).
Publicado em 06/10/2018 às 10:00 | Atualizado em 19/10/2018 às 13:10
Primeiro contato que eu tive com a obra do gaúcho Jorge Furtado foi em uma sessão do curta-metragem ‘Ilha das Flores’, na Biblioteca Central da UFPB, em João Pessoa. Um filme tão divertido quanto impactante. Da década de 1980 para cá, Furtado realizou outros inúmeros projetos e aproximou-se cada vez mais das produções televisivas. Projetos de indiscutível qualidade, que resultam do talento de um roteirista (e diretor) que mantém os olhos arregalados para o seu tempo.
Roteirizou e dirigiu os longas-metragens ‘O homem que copiava’, ‘Meu tio matou um cara’, ‘Saneamento básico – O filme’ e ‘O mercado de notícias’. São de Furtado os roteiros dos filmes ‘Lisbela e o prisioneiro’, ‘Benjamin’ e ‘Caramuru – a Invenção do Brasil’. Na TV, são de Jorge Furtado os roteiros de ‘Memorial de Maria Moura’, ‘Agosto’, ‘A comédia da vida privada’, ‘A invenção do Brasil’, ‘Ó paí, ó’ e ‘Mister Brau’. Também escreveu episódios para ‘Os normais’.
>>> Veja outros artigos de Jamarrí Nogueira no Jornal da Paraíba
Uma trajetória de sucesso junto à crítica e também junto ao público. Assim, não me surpreendeu nadinha a qualidade da primeira temporada da série médica ‘Sob pressão’, que teve roteiro de Jorge Furtado (veja cenas no vídeo abaixo). A segunda temporada começa terça-feira que vem, dia 9. Agora, cabe a Furtado a supervisão de texto (redação final de Lucas Paraízo, que escreve os episódios com Antonio Prata, Marcio Alemão e André Sirangelo). Furtado é praticamente um avalista dessa segunda temporada. E a assinatura dele vale demais!!!
A primeira temporada tem como cenário um hospital em frangalhos, sem condições de atender à população, com uma equipe médica inventando soluções (as mais surreais) na tentativa de salvar vidas (porque faltam remédios e equipamentos a todo momento). Em paralelo, os conflitos existenciais e humanísticos das personagens (profissionais médicos e pacientes). Destaque para o casal protagonista – os médicos Evandro Moreira e Carolina Almeida, agora casados! – com interpretações de Júlio Andrade e Marjorie Estiano. Um primor! O primeiro episódio dessa nova temporada já está disponível para assinantes Globo Play.
Foco novo na nova temporada
Sabemos todos que a primeira temporada mostrou o autoflagelo de doutora Carolina e a angústia de doutor Evandro (acusado da morte da ex-esposa, por erro médico). Episódios que discutiram assuntos como pedofilia, crimes na Internet, dogmas religiosos, vício em drogas lícitas e violência contra mulheres. O primeiro episódio dessa nova temporada aborda a depressão pós-parto e formação de relações de afeto pelas redes sociais. Tem até ‘sequestro’ nesse primeiro episódio.
O novo elemento dessa segunda temporada é o político corrupto. É nesse ponto que a série chupa a ideia já utilizada em ‘Tropa de elite 2’: o inimigo agora é outro. A doação de uma ambulância por um deputado federal marca o início do episódio. A ‘bondade’, claro, é motivo para o parlamentar exija que seus eleitores tenham prioridade de atendimento no hospital dirigido pelo doutor Samuel Fagundes (Stepan Nercessian).
Esse primeiro episódio diz muito do que a segunda temporada propõe. A corrupção política (e também de profissionais dentro do hospital) e a intensificação de cenas externas marcarão essa temporada. Nesse primeiro episódio, destaque (sem spoiler) para a delicadeza violenta da cena em que há um beijo gay.
Com direção artística de Andrucha Waddington e direção de Andrucha e Mini Kerti, a série 'Sob pressão' é uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes. Serão 11 episódios (exibidos sempre às terças-feiras) até dezembro deste ano. Essa série é fruto do longa-metragem homônimo, exibido nos cinemas em 2016, também do diretor Andrucha Waddington. A segunda temporada receberá no elenco a atriz Fernanda Torres, que interpretará uma corrupta diretora do hospital.
O primeiro episódio dessa nova temporada de ‘Sob pressão’ é para ser visto sem piscar os olhos. A série adota um tom mais politizado e desencapsula suas personagens, interagindo em novos conflitos além-hospital. E, além de Jorge Furtado, o ator Júlio Andrade (o mesmo dos filmes ‘Malasartes e o duelo com a morte’, ‘Reza a lenda’ e ‘Gonzaga - de Pai pra Filho’) é sempre um bom motivo para assistir a uma produção audiovisual. Vale a pena!
* Jamarrí Nogueira é repórter da CBN João Pessoa e escreve sobre arte e cultura aos domingos no Jornal da Paraíba. A coluna está sendo publicada excepcionalmente neste sábado (6) por conta de cobertura especial do primeiro turno das Eleições 2018 no domingo (7).
Comentários