VIDA URBANA
MDS cancela benefícios na PB
Famílias deixaram de realizar a atualização cadastral obrigatória em 2013 e tiveram o cartão do Bolsa Família cancelado.
Publicado em 17/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 13:23
Dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) mostram que 10.591 famílias na Paraíba tiveram o benefício do Bolsa Família cancelado. Segundo o MDS, elas deixaram de realizar a atualização cadastral obrigatória em 2013 e tiveram o cartão cancelado.
A atualização dos dados é um dos mecanismos de controle do programa de transferência de renda, alterações como mudança de endereço ou renda e localização da escola dos filhos devem ser comunicadas no setor responsável pela programa nos municípios. Mesmo quando não há alteração, o beneficiário deve fazer a atualização do cadastro a cada dois anos.
Desde o início do processo de 2013, as famílias receberam correspondências e avisos nos extratos bancários de pagamento informando sobre a necessidade de atualizar os dados junto à coordenação do programa de transferência de renda nos municípios. Muitas prefeituras também convocaram as famílias, contudo as informações desatualizadas há mais de 2 anos geraram o cancelamento do benefício.
No entanto, caso as famílias voltem a necessitar e estejam enquadradas nos limites de renda do programa, elas têm 180 dias desde o cancelamento para atualizar os dados e pedir a reversão do cancelamento junto às prefeituras.
Já este ano, quem quer manter a continuidade do recebimento do benefício deve ficar atento ao cronograma de revisão cadastral que já começou e acontece até o dia 19 de setembro.
Os responsáveis familiares devem procurar a gestão do Bolsa Família na cidade onde estão cadastradas e fazer a atualização dos dados existentes no Cadastro Único.
Segundo o MDS, mais de 30 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família na Paraíba devem atualizar suas informações este ano, por estarem há 2 anos sem renovar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.
A reportagem procurou a coordenação do Bolsa Família no Estado para comentar os dados do MDS, mas apesar dos vários telefonemas não obteve êxito.
Comentários