ECONOMIA
Comércio vai ampliar opções de presentes
Pesquisa da Fecomércio-PB mostra que 74% deverão presentear no dia das mães.
Publicado em 04/05/2014 às 17:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:39
A uma semana do Dia das Mães, o comércio paraibano deverá ampliar a exposição de presentes para elevar as vendas na segunda melhor data comemorativa do ano. O varejo deverá oferecer mais opções para atender aos 74,60% de consumidores paraibanos que planejam presentear as mulheres especiais. Há “lembrancinhas” para todos os gostos e bolsos e também lançamentos voltados especificamente para a data.
Com o varejo ainda em termo de vendas em baixa, a estimativa da Fecomércio-PB é de que o período registre crescimento de apenas 5% sobre 2013. O consumidor deve reduzir em 7,30% o valor médio dos presentes.
Segundo estudo do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep) entre os presentes mais citados pelos consumidores da Paraíba estão os itens de vestuário (28,42%), os perfumes/cosméticos (21,98%), eletrodomésticos/ eletrônicos (16,35%) e calçados (8,31%).
A assistente social Maria da Conceição Teofanes já levou para casa os objetos que vão agradar sua mãe, já que a dona de casa Maria das Graças vinha dando sinais do que desejava ganhar. “Compro sempre com antecedência para não correr o risco de não encontrar o que escolhi e também pago à vista para aproveitar o desconto”, disse Maria da Conceição.
Nas ruas de João Pessoa, as vitrines de algumas lojas, como a Toli, já mostram opções de blusas regatas, baby look, T-shirt e shorts nas cores verde-amarelo para as mamães que querem desde já incrementar o guarda-roupa para a Copa do Mundo da Fifa. Os preços das peças variam entre R$ 49, R$ 79 até R$ 159 e acompanham pulseira.
Na área de perfumaria as novidades são inúmeras. A Água de Cheiro, O Boticário e Natura lançaram kits que misturam uma combinação de colônias, sabonetes, hidratantes, maquiagem e necessaire. Uma das apostas da Água de Cheiro é o kit Incantare (R$ 104,70/colônia, porta perfume e sabonete) e o Enseada Intense (R$ 120,80/colônia, colar e necessaire).
A Natura trouxe opções que custam entre R$ 32,20 a R$ 159,00. O presente Natura Una Maquiagem (R$ 119,00/estojo com 8 sombras e 1 iluminador, 1 máscara para cílios e 1 necessaire) e Natura Tododia Lichia (R$ 32,20/com fragrância, desodorante hidratante corporal, creme hidratante para as mãos e sabonete em barra ) são algumas ofertas para a data.
O Boticário se inspirou na cumplicidade da relação entre mãe e filha para surpreender neste dia, mas também diversificou as opções. Um dos lançamentos é o estojo Cuide-se Bem (R$ 55,00/Creme para Mãos Morango, Creme para Mãos Leite e Mel, Creme para Mãos Rosa e Alcaçuz 50g e Necessaire Cristal).
Outra novidade é o Estojo Linda (R$ 140,00/desodorante colônia, Óleo Perfumado, Sabonete Perfumado e uma necessaire com espelho).
Na área de eletroeletrônicos os preferidos são os smartphones, tablets e notebooks. Segundo a gerente da Qualitech Informática do Shopping Tambiá, Kênia Araújo, os mais procurados são os smarts Gran Duos (R$ 999) e o Gran Duos II (R$ 1.299). Outra alternativa criativa é o pendrive em formato de cordão, no modelo dourado (R$ 69,00/com capacidade de armazenamento mais turbinada do que no ano passado, de 8 Gigas).
Nas lojas de calçados, a loja da Usaflex do Tambiá Shopping traz modelos novos e confortáveis. Os preços de alguns lançamentos variam entre R$ 169 a R$ 210. Uma das tendências são os sapatos no estilo animal print, com estampa de onças.
Para quem procura conforto há sapatos com salto de cinco centímetro com elástico nas laterais que custam entre R$ 159 e R$ 199.
Comentários