CULTURA
Garimpando arte na rua
Sapatos descartados pela cidade, viram peças da exposição Vira Pó...?; vernissage acontece nesta quinta-feira (4) na Galeria Archidy Picado.
Publicado em 04/10/2012 às 6:00
Nesta quinta-feira, às 19h, na Galeria Archidy Picado, localizada no Espaço Cultural, em João Pessoa, haverá o vernissage da exposição Vira Pó...?, da artista plástica baiana radicada na Paraíba Potira Maia.
Para compor a mostra, que ficará aberta ao público até o final do mês, foi utilizada a fotografia para registrar o momento em que sapatos descartados pela cidade são encontrados.
De acordo com a artista, tudo começou na disciplina de fotografia do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde os alunos teriam que procurar por 'manchas urbanas' pelas ruas de João Pessoa. "Os sapatos deixados para trás sempre me intrigavam", explica Maia. "Sempre quis saber como a pessoa perdeu um pé ou os lugares que desistiu de ir devido à perda."
Para a baiana, a exposição serve para promover uma discussão sobre a memória alojada nas solas dos sapatos, fazendo uma analogia sobre a estrutura subjetiva do tempo onde os objetos carregam o presente, passado e futuro.
MODELOS
Além dos registros fotográficos, Vira Pó...? também traz vários 'modelos' que foram coletados pela expositora ao longo de um ano de 'garimpo'. "São cerca de 100 pés de sapatos na mostra."
Potira Maia explica que o nome da exposição indaga vários aspectos e significados que os sapatos são colocados no espaço/tempo. Desde quando os objetos são usados para o real objetivo de locomoção e proteção, passando pela classificação como lixo devido ao seu descarte, e chegando na posição de valor artístico quando é 'clicado' e transportado para um espaço como uma galeria de arte.
Comentários