CULTURA
Festival de Aboio homenageia vaqueiros de todo o País
Festival reúne vaqueiros aboiadores, cantadores populares e grupos folclóricos em torno de competições e muito forró pé-de-serra.
Publicado em 11/03/2009 às 8:59
Karoline Zilah
Com informações do Sebrae-PB
Vaqueiros, aboiadores, cantadores populares e grupos folclóricos fazem a festa a partir da sexta-feira (13) no município de São José dos Ramos, na Zona da Mata. O motivo é a quarta edição do Festival de Aboio, que faz uma homenagem à cultura do homem do interior nordestino.
O evento acontece até o domingo (15), na praça Noé Rodrigues de Lima, sendo o único que homenageia os vaqueiros de todo o Brasil. Os vaqueiros disputam no gogó quem faz o mais belo aboio e participam de competições de montaria e corrida.
A programação ainda tem desfile de jegue, cavalgada, missa do vaqueiro e, como não poderia faltar, muito forró pé-de-serra para animar os participantes. O festival vai homenagear o repentista Manoel Xudu e o poeta popular Zé de Brito.
Idealizado pela pesquisadora Laura Maurício, doutora em oralidade e escritura, o Festival do Aboio é, segundo ela, uma louvação à tradição do aboio.
“O sentido dessa realização é mostrar as pessoas que uma parte de nossa cultura que está em extinção. O vaqueiro não tem mais os campos, o mundo da tecnologia e a nova configuração do mundo alteraram muito o ambiente de trabalho, mas o canto, o aboio, tem valor imenso para a cultura do nosso país e do Nordeste”, defende.
Segundo Laura, mesmo com as tradições quase extintas por completo, alguns vaqueiros, principalmente de São José dos Ramos, continuam montados em seus cavalos e seguindo os costumes. O evento tem o apoio do Sebrae, Fundo Augusto dos Anjos e do Governo da Paraíba.
Comentários