POLÍTICA
Paraibano Tárcio Pessoa é indicado para equipe de transição de Bolsonaro
Ex-secretário vai atuar junto a Paulo Guedes para desenvolvimento do Nordeste.
Publicado em 20/11/2018 às 13:49 | Atualizado em 20/11/2018 às 18:44
O paraibano Tárcio Handel Pessoa, ex-secretário de Estado de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças no governo Ricardo Coutinho (PSB), foi designado para compor a equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Ele vai atuar junto ao futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes, no grupo de trabalho que pretende desenvolver política públicas para o desenvolvimento regional do Nordeste. "Precisamos dar um choque de gestão para melhorar as contas públicas", defendeu.
A indicação de Tárcio Handel para a equipe de transição partiu do deputado federal eleito Julian Lemos (PSL), a quem o ex-secretário classifica como "amigo de longa data". Tárcio Pessoa disse que o Lemos apresentou a Bolsonaro o currículo dele e as ações que foram desenvolvidas no período em que foi secretário tanto na Paraíba quanto no período em que desenvolveu o mesmo trabalho na Secretaria Especial de Gestão Estratégica da Prefeitura de Natal (RN), no Rio Grande do Norte.
Uma das bandeiras levantadas por Tárcio Handel para rescender a economia é a fusão e integração das pastas das Finanças com as do Orçamento e Gestão, assim como o fez quando assumiu o posto de auxiliar da gestão de Ricardo Coutinho, em 2015. "Defendo a tese de que a fusão do Planejamento com Finanças é fundamental para conseguir equilibrar as matrizes de receita e despesas é imperativo aliar o planejando de curto, médio e longo prazos com a gestão do fluxo de caixa e com isso controlar o risco fiscal e otimizar a gestão. Temos 40 dias de um volumoso trabalho pela frente", afirmou.
O ex-secretário disse que o desmembramento, inclusive, foi um dos fatores preponderantes para que ele deixasse o governo de Ricardo Coutinho no ano passado. O socialista é um dos mais ferozes opositores políticos do presidente eleito. Tárcio, no entanto, descartou qualquer relação entre o fim da participação dele no governo de Ricardo e a indicação para a equipe de transição. "Sempre tive o compromisso ético de não criticar a gestão do governador da Paraíba, mas eu defendo até o fim a minha tese e não poderia estar em um governo que pensa diferente. O governo atual está comprometido em fundir a pasta e expectativa é que possamos reequilibrar as contas e eu acredito muito que a fusão é a solução", argumentou.
Mais paraibanos
Além de Tárcio Handel Pessoa e Julian Lemos, também atuam na equipe de transição do governo Bolsonaro, em Brasília, o procurador Nacional da Fazenda Sérgio Augusto de Queiroz, que é presidente da Cidade Vida, também foram nomeados.
Tárcio Pessoa
Natural de Cuité, Tárcio Pessoa é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e em Administração também pela UFPB, é especialista em Gestão Fiscal, Gestão Publica e em Planos de Negócios. Ganhador do Prêmio ETHOS de Sutentabilidade 2006 e ganhador do Premio de Melhor Plano de Negócios da ASHOKA/McKinsey em 2006. Foi Secretário Executivo do Fundo de Apoio ao Empreendedorismo da Paraíba - Empreender PB (2011-2014), Secretário de Estado de Finanças (2014) e Secretário de Estado de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças do Governo da Paraíba (2015-2016), atuou também como Conselheiro da Companhia Docas da Paraíba, Conselheiro da Companhia Paraibana de Desenvolvimento - CINEP (2014-2015) e da Empresa Paraíba de Abastecimento, Empasa (2014-2015), foi membro do Conselho Deliberativo do Sebrae PB (2011 - 2016) e Diretor Regional Nordeste do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento. Foi fundador da Federação Paraibana de Empresas Juniores em que atuou como presidente (2001-2002). Atualmente é Diretor de Economia e Finanças do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Comentários