VIDA URBANA
Inscrições para o programa Mais Médicos são abertas com 128 vagas na Paraíba
Mesmo com instabilidade, site registrou mais de três mil inscritos.
Publicado em 21/11/2018 às 8:03 | Atualizado em 21/11/2018 às 14:50
Foram abertas na manhã desta quarta-feira (21) as inscrições do novo edital do programa Mais Médicos, que oferece 128 vagas na Paraíba. No total, são 8.517 oportunidades em todo o país. Os profissionais que serão contratados vão substituir os médicos cubanos, que deixaram o programa. As inscrições foram abertas às 7h (horário local) e nas primeiras horas foram registradas dificuldades para acessar o site do programa. Apesar disso, nas três primeiras horas da abertura, mais de três mil já haviam se inscritos em todo o país.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos no momento da abertura do sistema para os médicos interessados na inscrição do Mais Médicos. O volume é característico de ataques cibernéticos. Para comparação, é mais que o dobro do número de médicos em atuação no país, diz a nota.
Para garantir a inscrição dos interessados, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE/MS), em conjunto com a Embratel, está isolando a aplicação dos ataques que se mantiveram ao longo da manhã, além de outras ações para estabilidade e performance do site.
Apesar dos problemas técnico, o Ministério ressalta que as inscrições seguem até o dia 25 deste mês para os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país. Os profissionais podem se inscrever por meio do site do programa . O início das atividades está previsto para 3 de dezembro.
>> Confira o edital no Diário Oficial da União
Na Paraíba, as 128 oportunidades estão distribuídas entre 75 cidades e quatro distritos de saúde índigenas. O sistema de seleção, disponível no site do programa, informa o número de vagas por município, e fica com a vaga o profissional que se inscrever primeiro.
“Se você tem cinco vagas, os cinco primeiros ocuparão essas vagas e não ficará mais disponível a vaga para o seu município. Então, haverá, sim, o limitador da vaga existente e aí nós faremos isso, e o médico, na hora dele acessar, ele só vai poder acessar aonde tiver vaga ainda disponível”, disse o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, quando o edital foi lançado.
>>Veja os municípios com vagas na Paraíba
>> Veja as vagas paras as áreas indígenas
Remuneração
Os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. As atividades dos médicos incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde.
Como há vagas em áreas distantes, será repassada ajuda de custo para o médico que solicitar. Além do requerimento, o profissional deverá anexar comprovantes de residência no local.
Inicialmente, estão abertas vagas para os médicos brasileiros com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no país.
A previsão é de que um grupo comece a trabalhar no próximo dia 3 de dezembro. Ontem (19) o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse que a preocupação é garantir a chegada imediata dos profissionais nos locais em que haverá vagas.
Emergencial
A publicação do edital foi definida pelo governo federal no esforço de assegurar assistência nos locais onde estavam os profissionais cubanos. O Ministério da Saúde Pública de Cuba, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), comunicou o rompimento do acordo de cooperação no Mais Médicos.
O Ministério da Saúde estima que no próximo dia 27 haverá a abertura de nova chamada para os médicos brasileiros formados no exterior e estrangeiros.
Em 2016, houve a decisão de reduzir a participação dos profissionais cubanos no Mais Médicos de 11.400 para 8.332. Segundo o Ministério da Saúde, além dos médicos ativos, também serão substituídos 185 profissionais da cooperação que estavam no período de recesso ou tenham encerrado a participação.
Comentários