POLÍTICA
Procurador Edílio Magalhães recebe título de cidadão pernambucano
Natural do Ceará, ele atua na Paraíba desde 2016 como Procurador da República.
Publicado em 29/11/2018 às 9:07 | Atualizado em 29/11/2018 às 18:33
O procurador da República na Paraíba, Antônio Edílio Magalhães Teixeira, foi agraciado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, na noite desta quarta-feira (28), com o título de cidadão de Pernambuco. A concessão do diploma, por iniciativa do deputado Vinícius Labanca (PP), aconteceu no auditório do Edifício Governador Miguel Arraes, sede da Alepe.
Membro do Ministério Público Federal (MPF) desde 1996, Antônio Edílio é bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Veio para o Recife em 2004, quando foi promovido a procurador regional da República.
No biênio 2011-2013, foi procurador regional eleitoral em Pernambuco. Em outubro de 2015, assumiu a chefia do MPF da 5.ª Região, sediado no Recife, cargo que ocupou por um ano. Desde 2016, é procurador da República na Paraíba.
Responsável por coordenar a cerimônia, o deputado Pastor Cleiton Collins (PP), presidente em exercício da Assembleia, elogiou o homenageado. “Antônio Edílio tem fortes ligações familiares e sentimentais com nosso Estado. Neto de pernambucanos do município de Correntes (Agreste Meridional), ele aqui exerceu com competência atividades na alta esfera da administração federal”, enfatizou.
Vinícius Labanca elencou diversos prêmios recebidos por Antônio Edílio, entre os quais a Medalha Frei Caneca, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). “Estamos diante de alguém que mereceu todos os títulos que lhe foram conferidos. É mais uma personalidade que justifica o que disse, um dia, o escritor Euclides da Cunha: ‘O nordestino é antes de tudo um forte!’. Expressão esta dirigida aos homens de nossa região que, com bravura, romperam limites e se fizeram exemplo”, declarou em discurso.
Cearense do município de Varjota, após ter morado por 13 anos no Estado, o procurador destacou a importância da honraria. “Pernambuco faz parte de forma muito significativa da minha vida e da minha família. Receber esse título nos deixa maiores e mais orgulhosos de fazer parte desta terra”, afirmou.
Comentários