COTIDIANO
PM apreende veículos trafegando de forma irregular
Durante o mês de outubro foram apreendidas 249 motocicletas e 32 carros.
Publicado em 01/11/2011 às 6:30
A Polícia Militar apreendeu 281 veículos trafegando de forma irregular nas ruas de Campina Grande durante o mês de outubro, sendo 249 motocicletas e 32 carros. O levantamento da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) aponta que 88,6% dos veículos são motocicletas, que concentram a maior parte dos casos de imprudência. Com o aumento das fiscalizações, o número de apreensões cresceu 6% em relação ao mês de setembro que totalizou 265 veículos recolhidos nas fiscalizações.
Só no último final de semana, mais de 50 infrações de trânsito foram flagradas durante a primeira etapa da operação ‘Resguardar Vidas II’, ação conjunta realizada pelo Ministério Público (MP), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande. Ao todo, mais de 50 pessoas participaram das blitze realizadas em vários pontos da cidade.
O que mais chamou a atenção das autoridades foi o grande número de veículos sendo conduzidos por pessoas com menos de 18 anos, tipo de ocorrência que concentrou 48% dos flagrantes realizados. “Tiramos das ruas do sábado à noite até a madrugada de domingo exatamente 26 veículos dirigidos por menores e ainda dois cidadãos dirigindo sob o efeito do álcool e 16 motociclistas sem carteira de habilitação”, informou Salomão Augusto, superintendente da STTP.
Para a Polícia Militar, o baixo número de motoristas flagrados dirigindo bêbado pode ser explicado pela presença ostensiva da fiscalização, que coibiu a prática de abusos. “A operação foi muito divulgada e os motoristas tomaram mais cuidado”, explicou o major Hilmarton Xavier, comandante da CPTran de Campina.
FISCALIZAÇÕES
As operações conjuntas vão continuar, mas os locais, datas e horários não serão divulgados para não prejudicar os flagrantes.
“Nosso objetivo maior é continuar com essas blitze até dezembro para que a população saiba e entenda a importância de trabalhar coibindo e educando”, argumentou Salomão Augusto.
“Em geral, os motociclistas apresentam um perfil mais imprudente. As apreensões são de veículos conduzidos por pessoas não habilitadas ou com licenciamento atrasado, ou ainda irregularidades como escapamento aberto”, explica o major Hilmarton.
Comentários