VIDA URBANA
Pavilhão do Chá está revitalizado
Após 17 anos fechado, 'Pavilhão do Chá' é revitalizado e reinaugurado; prédio histórico irá abrigar um restaurante de comida chinesa.
Publicado em 18/07/2012 às 6:00
Ao som de chorinho, foi reinaugurado na noite de ontem, na Praça Venâncio Neiva, no Centro de João Pessoa, o restaurante do Pavilhão do Chá. Após 17 anos fechado, o prédio que é uma referência histórica para a população da capital foi totalmente restaurado e revitalizado e passa a abrigar o restaurante chinês San Sun.
A proprietária do estabelecimento, Selma Sun, falou da satisfação em reinaugurar o espaço. “Pretendemos resgatar a história de João Pessoa e da Paraíba, trazendo a comida chinesa para um ponto histórico que abriga em suas proximidades os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo do Estado”, declarou. A empresária já está pensando em trazer novidades para o empreendimento. Nos primeiros meses, o restaurante vai funcionar das 10h30 às 17h30, mas a partir de outubro deverá ter também um happy hour das 15h às 20h, sempre às sextas-feiras.
O historiador Humberto Melo lembra que o Pavilhão do Chá foi inaugurado em 1931, na época do então interventor do Estado, Antenor Navarro. Inserida na parte central da Praça Venâncio Neiva, imóvel que data de 1917, e que fica bem ao lado do atual Palácio da Redenção, o pavilhão central foi palco para o chá das cinco, no estilo britânico, no início do século 20. A partir daí, passou a chamar-se Pavilhão do Chá.
Desde que o Pavilhão do Chá foi fechado, as áreas em volta ao imóvel ficaram desertas e atraíram a presença de usuários de drogas e de homens e mulheres que fazem programas sexuais. O prédio também vinha sendo alvo de vandalismo, com paredes e pisos sujos. Por esses motivos, a reabertura do empreendimento gerou expectativa entre comerciantes e pessoas que transitam nas áreas do entorno do Pavilhão. A estudante Joana Ferreira considera a reabertura uma importante realização. “O restaurante está numa localização privilegiada e com potencial de atrair a movimentação”, opinou.
O prefeito Luciano Agra prestigiou o evento. “Fico extremamente feliz com a reinauguração do Pavilhão do Chá. Este é um lugar singular da cidade que faz parte da história dos pessoenses. É um presente à cidade, que está comemorando 427 anos”, disse.
Comentários