icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Casos de dengue caem em JP, mas Saúde intensifica ações

Ações de combate ao mosquito serão intensificadas nos bairros; dados da SMS apontam para uma redução de 68,55% de casos.

Publicado em 01/05/2013 às 6:00


Dados da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa mostram queda de 68,55% dos casos confirmados de dengue clássica no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2012.

Apesar da redução de 725 ocorrências no ano passado para 228, este ano, a secretaria está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em bairros da capital paraibana. A explicação é simples: a época das chuvas é considerada propícia para proliferação do mosquito.

Ontem, a ação de combate à dengue aconteceu no bairro do Alto do Mateus. Cerca de 80 agentes ambientais fizeram inspeções de casa em casa e também houve orientações nas escolas. Eles ainda realizaram a desratização para evitar riscos de leptospirose.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da capital, Nilton Guedes, o objetivo da ação é identificar os criadouros de mosquito e junto com a população destruir os locais.

“Encontramos vários focos do mosquito, mas o que mais chamou atenção foi uma escola, com pátio repleto de cadeiras e carteiras. Esse material não pode ficar exposto a chuva porque serve para criadouro do Aedes aegypti”, alertou Nilton que manteve o nome da instituição escolar em anonimato, mas orientou para que a direção encaminhe o material para a Secretaria de Educação. “O alerta também serve para as demais instituições de ensino”, ressaltou.

Além da redução dos casos de dengue clássica, também houve queda dos casos notificados. De janeiro até 29 de abril deste ano, foram registrados 1.089 casos suspeitos de dengue, enquanto no mesmo período do ano passado foram 668; a queda foi de 38,65%.

Contudo, diferentemente do ano passado, quando não houve ocorrência de mortes por dengue, este ano, uma pessoa já morreu por conta da doença na capital.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental, os bairros da capital apresentam entre médio e baixo índice de infestação de dengue. “A cada 100 casas da capital, uma tem foco de dengue”, disse Nilton Guedes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp