ESPORTES
Mulheres invadem a Fórmula 1
Peter Sauber se retira da Fórmula 1 e Monisha Kaltenborn se torna a primeira mulher chefe de equipe da categoria.
Publicado em 12/10/2012 às 9:00
Recentemente, Peter Sauber havia anunciado que deixaria a chefia da escuderia que leva seu sobrenome antes de chegar aos 70 anos. E ontem, prestes a completar 69 no dia 13 de outubro, ele passou o bastão para Monisha Kaltenborn. Diretora executiva do time suíço e responsável pelas operações de negócios da escuderia de Hinwill desde 2010, a indiana de 41 anos se torna, oficialmente, a primeira chefe de equipe da história da Fórmula 1.
Ela chegou a comandar o time em algumas ocasiões este ano, como no GP do Japão da última semana, e agora assume definitivamente o cargo. Peter Sauber continuará como presidente do conselho de administração e diretor do grupo estratégico da companhia.
“Havíamos decidido, há um longo tempo, que Monisha me sucederia, mas tínhamos deixado o tempo em aberto. Agora é um bom momento para nós dois. É o momento correto para passar o bastão. Houve diversas corridas nas quais estive impossibilitado de comparecer, mais recentemente o GP do Japão, onde a equipe teve uma excelente performance. Não tenho dúvidas que Monisha tem todas as habilidades necessárias para ser uma chefe de equipe excelente e estou igualmente certo que ela vai garantir os valores que sustentam a empresa. Isso é muito importante para mim”, declarou Sauber.
Nascida na Índia, mas criada na Áustria, Monisha ingressou na Sauber em 2000 para administrar o departamento jurídico. Pouco tempo depois, foi nomeada membro do Conselho de Administração e assumiu o cargo de diretora executiva em janeiro de 2010. No fim de 2011, Peter Sauber transferiu um terço das ações da empresa para a dirigente.
“Naturalmente, estou ciente da grande responsabilidade que tenho para a equipe que ele fundou há 40 anos”, resumiu.
(Do Globoesporte.com)
Comentários