ECONOMIA
Prêmio Nobel de economia fica com EUA
Norte-americanos conquistaram o Nobel de Economia de 2012 por pesquisas que mostram como unir diferentes agentes econômicos.
Publicado em 16/10/2012 às 6:00
Os economistas norte-americanos Alvin Roth, 60, da Universidade Harvard, e Lloyd Shapley, 89, da Universidade da Califórnia, conquistaram o Prêmio Nobel de Economia de 2012 por pesquisas que mostram como unir diferentes agentes econômicos, como estudantes e escolas, ou doadores de órgãos e pacientes.
A Real Academia Sueca de Ciências, que entrega o prêmio, disse que os 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,2 milhão) são um reconhecimento à "teoria de alocações estáveis e ao modelo de mercado". "O prêmio deste ano aborda um problema central na economia: como combinar diferentes agentes". "Estudantes, por exemplo, devem ser unidos a escolas, e doadores de órgãos com pacientes à espera de um transplante. Como a correspondência pode ser concretizada de forma eficiente? Que métodos são benéficos para quais grupos? O prêmio recompensa dois pesquisadores que responderam essas questões". Os dois pesquisadores trabalharam de forma independente, mas a combinação da teoria de Shapley com as investigações empíricas de Roth criaram um campo fértil de pesquisas, segundo a Academia, e contribuíram para melhorar o desempenho de diversos mercados.
Comentários