TECNOLOGIA
Procuradoria firma parceria tecnológica com TRT
Órgão é o primeiro a utilizar software completamente gratuito. Parceria começa nesta segunda-feira e pretende implantar sistema único de gerenciamento de conteúdos.
Publicado em 18/05/2009 às 12:03
Da Redação
com Informações da Secom/PB
A Gerência de Tecnologia da Informação da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba vem se destacando entre os órgãos do setor público. A Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-13ª Região) acaba de enviar ofício ao procurador geral do Estado, Marcelo Weick, assinado pelo juiz presidente Edvaldo de Andrade, solicitando consultoria técnica para reformulação dos portais da Corte.
A parceria tecnológica entre as instituições tem início nesta segunda-feira, dia 18, e faz parte do Plano de Gestão da atual administração do TRT. O objetivo é implantar o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, Plone, cuja tecnologia é de domínio dos profissionais da Procuradoria Geral que possuem destacados projetos na área.
O Plone é um software livre, bastante utilizado em portais institucionais, como o da Presidência da República, Sebrae, Senado Federal, Caixa Econômica e do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), de acordo com o subgerente da área de Tecnologia da PGE, Helder Vieira da Silva, responsável pela implantação da ferramenta. A PGE/PB é o primeiro órgão público do Estado a utilizar softwares gratuitos em todos os níveis.
Por causa do Decreto n°5296/2004 há a necessidade de reformulação dos portais, da Internet e da Intranet. De acordo com o analista que conduzirá a consultoria técnica no Tribunal Regional do Trabalho, a lei determina a obrigatoriedade de acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública federal à rede mundial de computadores para o uso de pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis.
Comentários