icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Criança de 5 anos morre engasgada

Menino brincava com uma caneta quando ingeriu a tampa e se engasgou; ele ainda recebeu atendimento médico, mas não resistiu.

Publicado em 01/09/2012 às 6:00


Uma criança de 5 anos morreu após ingerir uma tampa de caneta quando brincava dentro de casa, no centro da cidade de Juazeirinho, Cariri da Paraíba. O Conselho Tutelar de Juazeirinho, no Cariri, acompanha o caso de Alexsandro do Nascimento Rodrigues, que aconteceu na noite da última quinta-feira.

Os familiares ainda socorreram o garoto até a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo a equipe de enfermagem, a criança estava em parada respiratória há cerca de 10 minutos. Ele recebeu os primeiros atendimentos e foi levado para o Hospital Municipal de Soledade, onde não resistiu às tentativas de reanimação.

De acordo com Marinaldo e Rosa Rodrigues, pais da criança e residentes no sítio Escurinho, Alexsandro estaria brincando quando pegou e ingeriu a tampa de caneta. Imediatamente eles socorreram o menino para o Samu.

“Quando o tiramos do carro da família, ele já estava em parada. Durante o percurso até o hospital, fizemos compressões.

Verificamos todos os sinais vitais e estava com pulsação muito fraca. Ele foi atendido na mesma hora no hospital e fizeram todos os procedimentos de massagem cardíaca, mas infelizmente já não foi possível reanimá-lo. Acreditamos que ele engoliu um objeto que provocou o acidente, mas nada foi encontrado na garganta através dos exames no hospital”, afirmou a enfermeira Maria Emília.

De acordo com outro integrante da equipe de enfermagem do Samu de Juazeirinho, tudo indica que houve parada cardíaca, respiratória ou morte por asfixia. “Ele pode ter sofrido até mesmo uma hemorragia digestiva. Ainda tentaram a transferência, mas não foi possível”, informou o enfermeiro Paulo Ricardo.

O corpo de Alexsandro foi encaminhado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande. O laudo do Numol só vai sair em 10 dias. Nenhum procedimento para apurar a conduta dos pais chegou a ser instaurado nas polícias Militar ou Civil. O Conselho Tutelar do município acompanha o desenrolar dos fatos e comunicará as autoridades, se necessário. “Entraremos em contato com a família primeiro”, disse o conselheiro José Antônio Procópio.

A criança estudava na Escola Municipal Padre Cícero. De acordo com a secretária de Educação de Juazeirinho, este é um momento de tentar auxiliar os parentes da vítima a superar a dor da perda. “Estou muito triste com a notícia. Que Deus possa amenizar esta dor tão fria e cruel, dor que não cessa nunca”, afirmou Maria Betânia Gonçalves.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp