icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Eventos confirmam sucesso

Centro de Convenções da capital paraibana garante conforto para os 22,3 mil visitantes que participaram da Feira do Empreendedor 2014

Publicado em 28/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 15:58

O sucesso do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima foi consagrado durante a realização da Feira do Empreendedor 2014, que aconteceu entre os dias 15 e 18 deste mês e recebeu 22,3 mil visitantes, o recorde de público já registrado pelos organizadores do evento. O espaço do Centro de Convenções garantiu conforto para quem compareceu ao local, onde houve mais de 300 atividades, entre palestras, capacitações, oficinas e apresentações.

O equipamento representa uma nova fase para o turismo de negócios de João Pessoa e, consequentemente, de toda a Paraíba. Agora, João Pessoa tem condições de competir em condições de igualdade com as capitais vizinhas de Natal e Recife. A área total do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área construída. O equipamento conta com três estacionamentos, os quais já estão em funcionamento e comportam mais de mil automóveis.

O Centro de Convenções da capital paraibana também foi o local escolhido para sediar a Multifeira Brasil Mostra Brasil, que comemora 20 anos de existência. A feira acontece entre os dias 8 e 17 de agosto. Este será o segundo ano que a feira será realizada no Centro de Convenções, onde os visitantes têm mais comodidade. A localização do equipamento tem sido bem aceita pelos participantes do evento, que acontece anualmente.

Eventos da área de saúde também elegeram o Centro de Convenções de João Pessoa como um espaço agradável e bem estruturado para receber seminários, congressos e simpósios.

No final de abril, por exemplo, o centro abriu as portas para receber o 6º Congresso Internacional de Fisioterapia. Mais de mil pessoas, entre profissionais e estudantes, participaram do evento. Em seu site de divulgação, os organizadores do congresso fizeram as seguintes considerações sobre o Centro de Convenções de João Pessoa: “O local tem uma moderna estrutura com capacidade para receber 2 mil pessoas”.

Em sua história, ainda recente, o Centro de Convenções se orgulha de ter sediado outros importantes eventos das mais diversas áreas. Em julho, o local vai receber a Robocup, Copa do Mundo de Robótica, que deve reunir cerca de 4 mil pessoas.

Definitivamente, o Centro de Convenções colocou a Paraíba no caminho certo para o desenvolvimento turístico. A partir dessa nova realidade, todos os setores ligados direta ou indiretamente ao turismo saem ganhando.

TEATRO É A ÚLTIMA ETAPA DO CENTRO DE CONVENÇÕES

A última etapa da obra do Centro de Convenções é o teatro, que tem capacidade para 3.042 lugares e será um dos mais confortáveis e modernos do país. A previsão é de que o teatro seja inaugurado na primeira semana de julho. Quando concluído, a capacidade de visitantes no Centro de Convenções será, simultaneamente, de quase 20 mil pessoas.

O equipamento conta com blocos administrativos em três pavimentos, salas multiuso com auditório com capacidade para 2,3 mil pessoas e salas moldáveis para até 7,5 mil pessoas. O local tem oito auditórios adaptados e 23 salas. Um espaço completo para receber eventos de médio e grande porte, o que antes não era possível. Em João Pessoa, até 2012, só eventos com até 1,5 mil pessoas eram realizados por aqui.

Também está em fase avançada de construção o restaurante, que quando for concluído será terceirizado, assim como todo o Centro de Convenções. É importante frisar que não se trata de privatização do local. O equipamento continuará sendo público, mas vai ter administração terceirizada, como já acontece no Centro de Convenções do Rio de Janeiro e de Florianópolis.

A terceirização dos centros de convenções é uma tendência mundial. Com isso, é possível um cuidado mais ágil sem as amarras burocráticas próprias do serviço público. O Centro de Convenções de João Pessoa terá seu processo de licitação iniciado tão logo toda a estrutura seja concluída, o que deve acontecer até o final deste ano. Será uma licitação pública internacional, que vai envolver empresas de outros países. Empresários do exterior já demonstraram interesse em administrar o Centro de Convenções de João Pessoa.

AGENDA JÁ CHEGA A 2017

Só com as duas primeiras etapas da obra do centro, a captação de eventos teve aumento de cerca de 50%. Todos eventos com aproximadamente 4,5 mil pessoas. A estrutura do centro é destaque no país e será mais ainda com a conclusão. O primeiro pavilhão do Centro de Convenções é destinado à realização de feiras e foi inaugurado no ano de 2012.

Há eventos agendados até o ano de 2017, o que vai implicar, entre outros benefícios à economia local, em mais diárias em hotéis, mais frequência nos restaurantes e mais lucro nas empresas de receptivos. O heliponto será outro diferencial do Centro de Convenções de João Pessoa, e deve ser entregue junto com o restaurante e o teatro.

Há promessas de novos hotéis que serão construídos no Polo Turístico do Cabo Branco, com a chegada do Centro de Convenções de João Pessoa. Três dos 14 hotéis que receberam o certificado jurídico já iniciaram o projeto de construção. Na capital, outros dois hotéis serão inaugurados em breve: um no Bessa e outro em Tambaú. Um terceiro será inaugurado na costa do Conde.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp