icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Síria não cumpre 'cessar-fogo'

Pelo menos cinco pessoas morreram até o final da tarde de ontem, entre elas um menor de idade.

Publicado em 13/04/2012 às 8:00


Pelo menos cinco pessoas morreram até o final da tarde de ontem, entre elas um menor de idade, pela repressão dos grupos leais ao regime sírio, nas províncias de Homs (região central do país) e Idleb (região norte), enclaves dos oposicionistas, em que pese ser o primeiro dia do cessar-fogo acordado com as Nações Unidas.

Os membros do Comitê de Coordenação Local (CCL) detalharam que pelo menos duas pessoas morreram devido a um bombardeio na localidade de Al Qosari, em Homs, enquanto que outra foi vítima de um franco-atirador no bairro de Al Baiada, na capital de mesmo nome dessa província. Um porta-voz dessa organização disse que outras duas pessoas morreram quando as forças governamentais dispararam contra uma multidão na zona de Yanudiya, em Yirs al Shugur, na província de Idleb, na fronteira com a Turquia.

Os integrantes do CCL acrescentaram que as tropas do regime também abriram fogo contra uma manifestação em Albukamal, na província orienta lde Deir al Zur. Um membro da União de Estudantes Sírios Livres, Yauad al Jatid, apontou que em Alepo (região norte), a segunda cidade do país, os corpos de segurança lançaram gás lacrimogêneo contra uma manifestação estudantil.

Al Jatib relatou ainda que os partidários do regime dispararam contra os participantes do funeral de um estudante, falecido ontem no bairro de Meridian, e prenderam 15 pessoas. Estas informações não puderam ser verificadas de forma independente devido às restrições impostas pelo regime sírio a jornalistas.

O cessar-fogo entrou em vigor na manhã de ontem na Síria, às 6h (meia-noite em Brasília), conforme o plano de paz do enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe, Kofi Annan, que estipula o fim das hostilidades e a retirada das tropas das cidades, entre outros pontos.

A televisão estatal síria anunciou ontem que um artefato explodiu contra um ônibus militar em Alepo, o que causou a morte de pelo menos um oficial e feriu outras 24 pessoas.

A Síria está em clima de tensão desde março de 2011, quando manifestantes passaram a criticar e a exigir a saída de Assad do poder – ele está no governo há 12 anos. Os manifestantes alegam a necessidade de mais liberdade política e de expressão e o fim das violações de direitos humanos. Pelos dados de organizações não governamentais, cerca de nove mil pessoas morreram em um ano durante protestos na região.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp