icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Eleição de novo premiê provoca tumulto na Tailândia

Seguidores de ex-primeiro-ministro cercaram Parlamento. Manifestantes atiraram pedras contra edifício e carros de deputados.

Publicado em 15/12/2008 às 12:21

Do G1

A eleição do líder da oposição Abhisit Vejjajiva ao cargo de primeiro-ministro da Tailândia provocou tumulto no país nesta segunda-feira (15). Cerca de 200 seguidores do ex-premiê Thaksin Shinawatra bloquearam o acesso ao Parlamento.

O grupo controlou portões e atirou pedras e tijolos nas janelas do edifício e em carros de alguns deputados, especialmente os que votaram em Vejjajiva.

O líder do opositor Partido Democrata, Abhisit Vejjajiva, foi eleito nesta segunda primeiro-ministro da Tailândia. Vejjajiva, de 44 anos e educado em Oxford, obteve 233 votos contra 197 do líder do Puea Pandin (Patriótico), Pracha Promnok, cuja candidatura era defendida pelos seguidores de Shinawatra.

A sessão para votar o primeiro-ministro começou às 10h locais (1h de Brasília), e Vejjajiva superou seu rival desde o princípio da votação.

Promnok, ex-chefe da polícia, felicitou Vejjajiva, que é o terceiro primeiro-ministro eleito no país em menos de um ano. Sua função será tentar solucionar a crise política que culminou, no final do mês passado, com a tomada dos dois aeroportos de Bangcoc por parte dos manifestantes contra o governo, o que prejudicou centenas de turistas ocidentais.

Em resposta à nomeação, os seguidores de Shinawatra, conhecidos como “camisetas vermelhas”, provocaram o tumulto. Agentes de segurança protegem o prédio.

Líder do Partido Democrata desde fevereiro de 2006, Vejjajiva prometeu que restaurará a confiança dos investidores na economia tailandesa e a dos cidadãos no governo, além de melhorar a imagem exterior da Tailândia.

Vejjajiva adquiriu currículo acadêmico nas melhores instituições do Reino Unido. O político, formado em Ciências Políticas pela Universidade de Oxford, começou carreira política em 1992 como deputado do Partido Democrata. Treze anos mais tarde foi nomeado líder da formação conservadora.

O Partido Democrata tem seus principais apoios na capital da Tailândia, Bangcoc, que conta com uma classe média mais desenvolvida que no campo, reduto do ex-primeiro-ministro Shinawatra.

Antes de ingressar na política, Vejjajiva foi professor na Real Academia Militar de Chulalongkorn, e, após obter mestrado em Economia em Oxford, passou a ser professor titular na Universidade de Thammasat, na Tailândia.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp