COTIDIANO
Eleição de novo premiê provoca tumulto na Tailândia
Seguidores de ex-primeiro-ministro cercaram Parlamento. Manifestantes atiraram pedras contra edifício e carros de deputados.
Publicado em 15/12/2008 às 12:21
Do G1
A eleição do líder da oposição Abhisit Vejjajiva ao cargo de primeiro-ministro da Tailândia provocou tumulto no país nesta segunda-feira (15). Cerca de 200 seguidores do ex-premiê Thaksin Shinawatra bloquearam o acesso ao Parlamento.
O grupo controlou portões e atirou pedras e tijolos nas janelas do edifício e em carros de alguns deputados, especialmente os que votaram em Vejjajiva.
O líder do opositor Partido Democrata, Abhisit Vejjajiva, foi eleito nesta segunda primeiro-ministro da Tailândia. Vejjajiva, de 44 anos e educado em Oxford, obteve 233 votos contra 197 do líder do Puea Pandin (Patriótico), Pracha Promnok, cuja candidatura era defendida pelos seguidores de Shinawatra.
A sessão para votar o primeiro-ministro começou às 10h locais (1h de Brasília), e Vejjajiva superou seu rival desde o princípio da votação.
Promnok, ex-chefe da polícia, felicitou Vejjajiva, que é o terceiro primeiro-ministro eleito no país em menos de um ano. Sua função será tentar solucionar a crise política que culminou, no final do mês passado, com a tomada dos dois aeroportos de Bangcoc por parte dos manifestantes contra o governo, o que prejudicou centenas de turistas ocidentais.
Em resposta à nomeação, os seguidores de Shinawatra, conhecidos como “camisetas vermelhas”, provocaram o tumulto. Agentes de segurança protegem o prédio.
Líder do Partido Democrata desde fevereiro de 2006, Vejjajiva prometeu que restaurará a confiança dos investidores na economia tailandesa e a dos cidadãos no governo, além de melhorar a imagem exterior da Tailândia.
Vejjajiva adquiriu currículo acadêmico nas melhores instituições do Reino Unido. O político, formado em Ciências Políticas pela Universidade de Oxford, começou carreira política em 1992 como deputado do Partido Democrata. Treze anos mais tarde foi nomeado líder da formação conservadora.
O Partido Democrata tem seus principais apoios na capital da Tailândia, Bangcoc, que conta com uma classe média mais desenvolvida que no campo, reduto do ex-primeiro-ministro Shinawatra.
Antes de ingressar na política, Vejjajiva foi professor na Real Academia Militar de Chulalongkorn, e, após obter mestrado em Economia em Oxford, passou a ser professor titular na Universidade de Thammasat, na Tailândia.
Comentários