CULTURA
Série 'A Grande Família' se despede do público
A 14ª temporada de um dos maiores sucessos da Globo foi apresentada à imprensa semana passada e vai ser a última a ser exibida.
Publicado em 23/03/2014 às 8:00 | Atualizado em 11/01/2024 às 18:46
Se as despedidas já são naturalmente difíceis, para o elenco de ‘A Grande Família’ (Globo), então, ter de dizer adeus à série adquire um peso duplo de sofrimento. No lançamento da última temporada da atração, semana passada, o clima era de saudade antecipada.
“Pois o time tem um quê de família, mesmo”, disse o diretor de núcleo Guel Arraes. “O fim foi uma decisão tomada em consenso.”
“Mas nestes dias foi que caiu a minha ficha de que, a cada gravação, é um capítulo a menos. Dá um apertinho no coração”, afirmou, chorando, Guta Stresser, a Bebel.
“Sim! Isso está muito presente nas gravações, agora”, completa Marieta Severo. “De repente, perguntamos se estamos gravando o último dia. Não, calma!”, brinca.
Para a atriz, fazer a dona Nenê foi especial. “A série criou uma sensação única nas nossas trajetórias. Era ficção incorporada. Dona Nenê já habitava em mim de forma determinante. Essa ideia de irmandade entre nós, como uma família, foi muito especial”, explicou.
Marco Nanini, o Lineu, também se despede com carinho da atração: “Esse grupo vai deixar saudade, pois soube vencer a rotina. Mas sempre achamos que uma hora teria de terminar. Enfrentamos o que era inevitável. Catorze anos está de bom tamanho.”
Marieta Severo se diz satisfeita. “Sempre falamos em manter o programa vivo e com frescor. E, hoje, o encerramos do jeito que sempre pensamos. Com ele ainda vibrante.”
O ator Pedro Cardoso tentou passar pelo lançamento da última temporada de ‘A Grande Família’ sem ser percebido. Mas foi inevitável que falasse de sua despedida de Agostinho Carrara e de todo o elenco.
“O que me comoveu foi a habilidade do convívio artístico entre pessoas com temperamentos tão diferentes, mas gerando uma amizade sincera e profunda”, disse.
“Eventualmente tivemos nossas dificuldades, mas isso não arranhou em nada o amor que nós temos uns pelos outros”, disse, arrancando aplausos dos colegas.
Ele elogia Marieta Severo e Marco Nanini. “Sempre generosos de não quererem estar na liderança. Com a Guta Stresser tive o que não é fácil de acontecer em vida. Foram 14 anos de uma imensidão de situações dramáticas e que a gente resolveu muito bem. Ela é minha grande parceira. É raro. É como Pelé e Coutinho”, encerrou.
Originalmente apresentada entre os anos 1972 e 1975, com outro elenco, a série ‘A Grande Família’ foi repaginada em 2001, quando a turma de Lineu e de Dona Nenê passou a frequentar semanalmente a casa dos telespectadores.
De lá para cá, muita coisa mudou, incluindo a equipe. Mas os atores do núcleo central mantiveram-se unidos por todo o período. Ao longo de suas 13 temporadas, muitos foram os atores que passaram pelo programa em participações especiais.
O sucesso foi tanto, que, em 2007, foi lançado um longa com o núcleo da série: ‘A Grande Família - o Filme’. Na história, Lineu pensa que está à beira da morte, e Dona Nenê tenta provocá-lo com um ex-namorado.
A atriz Guta Stresser, intérprete da Bebel de ‘A Grande Família’ chorou durante todo o tempo em que concedeu entrevistas. Ela se despede, com a série, do seu primeiro papel na TV.
“Passa um filme na minha cabeça. Penso na rotina e nas besteiras que enfrentamos, como são as discordâncias e os dias de mau humor. Mas o que fica, no final, são as risadas que demos”, diz.
Recentemente, um desentendimento da atriz com Pedro Cardoso, intérprete de Agostinho, seu par no programa, virou notícia.
“Passamos por várias situações, mas nunca nenhum drama nesse grupo abalou a alegria desses personagens. Em momentos de crise, a união da equipe sempre nos fez superar tudo”, diz.
Comentários