CULTURA
Imagens do ontem e hoje
Mostra 'Antes de Ontem, Ontem e Hoje' do fotógrafo pernambucano Mateus Sá será aberta nesta quinta-feira (4) no Casarão 34.
Publicado em 04/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:19
O fotógrafo pernambucano Mateus Sá faz uma compilação do seu trabalho e traz para João Pessoa a exposição 'Antes de Ontem, Ontem e Hoje'. A mostra é promovida pela agência Ensaio Brasil com apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e aborda não só a trajetória dele na fotografia, mas uma releitura do seu próprio acervo.
A abertura da exposição acontece hoje, às 19h02, no Casarão 34. O material ficará exposto até o final de agosto e pode ser visitado gratuitamente das 8h às 18h de segunda a sexta-feira.
De acordo com o curador da exposição, Ricardo Peixoto, o trabalho não é uma retrospectiva. “A mostra não é uma volta no tempo, mas uma modificação no acervo para fazer uma leitura contemporânea do material que Mateus Sá tinha guardado”, afirma.
A carreira dele começou em 1997 e, desde então, o fotógrafo reúne anotações com temáticas que gostaria de trabalhar. 'Antes de Ontem, Ontem e Hoje' é a experimentação desses produtos que foram reorganizados e reeditados por Mateus para compilar tudo que produziu no decorrer dos anos.
Além da exposição, Mateus desenvolveu pesquisas e ensaios fotográficos que deram origem aos livros Luz do Litoral (2005) e A Cambinda do Cumbe (2006)'.
As fotografias de 'Antes de Ontem, Ontem e Hoje' fazem parte de um conjunto de imagens e áudios produzidos desde o início de sua carreira, mas que ficaram guardadas para uma produção posterior.
As imagens envolvem questões sociais, impactos ambientais, manifestações culturais, crescimento desordenado das cidades, religião afro-brasileira e aspectos de Olinda e Recife que, mescladas, se transformam no reflexo das suas vivências desde a infância até o atual momento profissional.
A exposição tem aproximadamente 300 fotografias que ganharam tamanhos, formatos e suportes diferentes. O material contém sobreposições de imagens, além de desenhos e pinturas feitos sobre as fotos para dar novas características ao produto.
Além das fotografias, a mostra multimídia possui vídeos e painéis que fazem uma fusão das imagens. O material é dividido nos ambientes 'antes de ontem', 'ontem' e 'hoje'. Em cada um desses espaços o fotógrafo retrata aspectos da infância, as memórias emotivas e os acontecimentos do cotidiano.
Em 'antes de ontem', o fotógrafo aborda as memórias da infância de forma abstrata e emotiva com imagens que se aproximam do ponto de vista e do cotidiano das crianças.
Já a sala 'ontem' possui quatro telões que apresentam uma junção de memórias aleatórias e as coincidências do cotidiano. A ideia é proporcionar uma interpretação diferente para cada visitante, tendo em vista que as imagens não possuem uma ordem fixa de exibição.
No ambiente 'hoje', o fotógrafo fala das etapas 'Minha Vida Como Num Filme', 'Pá de Cal', 'Memórias da Paternidade' e 'Retratos Analógicos' que envolvem detalhes da sua trajetória, memórias indesejadas, reinterpretação de suas imagens e a união delas às fotografias produzidas pelo pai de Mateus.
Além da exposição, o fotógrafo se reunirá com o curador Ricado Peixoto na palestra 'Processo de Criação', que abordará as etapas de desenvolvimento da mostra.
O encontro servirá para que Mateus Sá conte o seu processo criativo, revele detalhes do seu trabalho e, ainda, compartilhe dicas, técnias e experiências fotográficas.
Assim como a mostra, a ação também é gratuita e aberta ao público. A atividade será realizada amanhã, a partir das 19h03, no Casarão 34.
Comentários