TECNOLOGIA
Internautas acusam Orkut de "zerar" conteúdo de seus perfis
Segundo os usuários afetados, problema teve início no dia 25 de agosto. Google diz estar ciente da falha e que trabalha para corrigi-la.
Publicado em 02/09/2009 às 15:20
Do G1
Muitos usuários do site de relacionamentos Orkut reclamam, desde a semana passada, de dificuldades para acessar seus perfis na página do Google. De acordo com eles, um problema iniciado no dia 25 de agosto – quando o serviço pediu uma atualização de dados -- criou uma nova página inicial para muitos internautas, fazendo com que todo o conteúdo de seus perfis desaparecesse por completo.
Ao entrar no Orkut, relatam esses usuários, eles encontram páginas em branco, sem seus vídeos, aplicativos, fotos, mensagens, testemunhos, comunidades e outras informações “colecionadas” ao longo dos anos. No entanto, os amigos dos usuários – que não acessam esses perfis com login e senha – continuam vendo as páginas como elas apareciam antes da falha. Um tópico foi criado no fórum do próprio site para os internautas debaterem o assunto.
"O Google está ciente de que uma pequena parcela de usuários cadastrados no Orkut vem enfrentando dificuldade de acesso a seus perfis. A empresa está trabalhando para corrigir o problema o quanto antes. Lamentamos qualquer inconveniente”, afirmou a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa, ao G1.
Em e-mail enviado ao G1, um internauta do Rio de Janeiro conta que só consegue acessar uma conta nova. Quando acessa seu perfil não pelo login e senha, mas através dos contatos da irmã, sua página aparece com todas as informações originais. “Tenho mais de 400 amigos, depoimentos e declarações de pessoas que amo. Não quero um Orkut novo, apenas minha velha conta”, escreveu.
Outra usuária do serviço, esta de Espírito Santo, confirma que não consegue acessar sua conta original desde o dia 25 de agosto, quando o site pediu uma atualização de dados. “Não conseguimos acessar nosso Orkut antigo com nosso login, mas quando entramos pelo Orkut de outras pessoas que não foram afetadas, nossa página antiga aparece linda e maravilhosa.”
Histórico
Um problema parecido foi registrado no início de agosto, quando centenas de usuários foram informados que seus perfis haviam sido apagados, por terem violado algum termo de uso da rede social.
Na época, o Google confirmou o problema e disse que ele já havia sido resolvido. Por isso, os internautas banidos indevidamente, segundo a companhia, puderam voltar a acessar suas contas normalmente.
Comentários