COTIDIANO
Conflitos entre sunitas e alauitas deixam seis mortos
Conflitos iniciados desde a última seugnda-feira (20) na cidade de Trípoli deixaram pelo menos seis mortos.
Publicado em 23/08/2012 às 8:00
Pelo menos seis pessoas morreram desde a última segunda-feira em confrontos entre grupos sunitas e alauitas na cidade de Trípoli, no norte do Líbano. O acirramento entre as duas etnias acontece devido aos confrontos na vizinha Síria entre forças do ditador Bashar Assad e opositores, que começaram em março de 2011.
Os enfrentamentos acontecem nos bairros de Bab el-Tebaneh, de maioria sunita e aliado dos rebeldes sírios, e de Jabal Mohsen, alauita e leais a Assad.
Os dois distritos são separados por apenas uma rua e são cenários de confrontos cada vez mais violentos.
Segundo a agência nacional de notícias do Líbano, cerca de 70 pessoas ficaram feridas. Na terça-feira, quatro moradores de Bab el Tebaneh, incluindo um adolescente de 13 anos, e dois de Jabal Mohsen morreram nos confrontos.
O primeiro-ministro libanês, Najub Mikati, mobilizou o Exército e as forças de segurança para tentar conter o que chamou de "batalha absurda".
Os confrontos, que afetam com frequência a cidade portuária com moradores pró e anti-Assad, explodiram novamente na segunda. Desde o começo do conflito na Síria, esses dois bairros são cenário de combates entre seus habitantes.
Comentários