ECONOMIA
IEL vai ganhar unidades no Sertão do Estado neste ano
Novos prédios serão instalados com o objetivo de atender à demanda das empresas, principalmente do setor calçadista e de vestuário
Publicado em 28/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:07
Também integrantes do sistema Fiep, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Serviço Nacional da Indústria (Sesi) vão expandir suas unidades no Sertão da Paraíba e na região litorânea do Estado.
Os novos prédios serão instalados com o objetivo de atender à demanda das empresas, principalmente do setor calçadista e de vestuário, que podem ser atraídas para essas regiões e também com o intuito de oferecer serviços para a população.
As futuras unidades do IEL serão implantadas nos municípios de Patos e Sousa, no Sertão paraibano. Além de viabilizar oportunidades de estágio para os estudantes desses dois municípios e cidades do entorno, a instituição trará também programas de gestão voltados para as empresas, além de cursos de pós-graduação.
O superintendente do IEL, Derlópidas Neves, explicou que o instituto desenvolve ações voltadas para a qualificação da gestão das pequenas e médias empresas, com programas direcionados à qualificação dos fornecedores. “Nós qualificamos os fornecedores do nosso Estado para ofertar a essas empresas. Temos também programas de gestão para que as empresas que nos procuram possam inovar seus produtos cada vez mais”, completa.
Sobre as novas unidades do instituto, Derlópidas Neves acrescentou que os municípios de Patos e Sousa, no Sertão, serão os contemplados e irão receber os serviços do IEL ainda este ano. Uma das ações do instituto será a implantação de cursos de pós-graduação relacionados às atividades da indústria de calçados e vestuário, que predominam na região.
“Existem polos educacionais bem instalados nessas regiões e nós precisamos alocar esses universitários para ter uma experiência laboral, levando conhecimento, capacitações para gestores e empreendedores, já que as empresas têm avançado muito no Sertão do Estado, como os polos de calçados em Patos e Catolé do Rocha, por exemplo”, destacou o superintendente.
No mesmo ritmo, o Sesi também tem avançado na Paraíba, sobretudo no Litoral do Estado e a principal novidade foi a oferta do Ensino Médio Regular, iniciado este ano na entidade, que em 2013 beneficiou mais de 22 mil usuários no Estado.
Segundo o diretor de operações do Sesi, David Anchieta, este ano foram oferecidas 868 matrículas para o Ensino Médio.
“Para atender à demanda já existente e também dos futuros investidores, nós atuamos na educação básica e profissional, junto com o Senai. Percebemos que em algumas regiões há uma carência muito grande nessas duas áreas. Por isso, nós ampliamos as salas de aula em Bayeux e em Campina Grande e iniciamos o Ensino Médio, que antes não atuávamos”, completa Anchieta.
O representante do Sesi acrescentou ainda que os estudantes que fazem o Ensino Médio na instituição participam automaticamente de cursos de qualificação profissional no Senai. Para 2014, estão previstas as construções de novas unidades em Caaporã, para atender o polo cimenteiro, e em Santa Rita. Já em 2015, o município de Sousa será contemplado com uma unidade.
Comentários