icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

Rede Social se tornou o canal para comércio e informação sobre eventos

Ferramenta mais procurada por empresas e profissionais informais, interessados em divulgar alguma atividade lucrativa, tem sido a internet.

Publicado em 05/06/2011 às 9:16

Aline Kelly
Especial para o Jornal da Paraíba

A ferramenta mais procurada por empresas e profissionais informais, interessados em divulgar alguma atividade lucrativa, tem sido a internet. É possível encontrar, tanto em redes sociais de relacionamentos (a exemplo do Orkut, Facebook e Twitter), como em sites em geral, pessoas que promovem ou fornecem serviços para diversos tipos de festas: infantis, debutantes, chá de bebê, nascimento de filhos e cerimoniais.

Formadas, mas sem atuar na profissão, a publicitária Linier Viana, e a psicóloga Juliana Barbosa encontraram, há mais de um ano, uma forma de ganhar dinheiro com o uso da internet. Elas criam lembrancinhas, guloseimas e álbuns personalizados. Além disso, decoram o espaço destinado para a festa. A comunicação entre a dupla ‘JU e LI’, como são conhecidas, geralmente acontece via internet, cada uma em sua residência.

Segundo Linier, a equipe se encontra quando está perto da realização da festa para fechar os últimos detalhes. Ela comentou que cada uma fica responsável por um trabalho. “Juliana tem mais facilidade em scrapbooking – arte de criar álbuns fotográficos para registrar momentos da vida como, por exemplo, o nascimento do filho, o primeiro dentinho, a primeira escola, etc. No meu caso, fico com a formação de biscuit (objeto feito em porcelana fria), porque aprendi com mais rapidez e gosto de fazê-los”, afirmou.

Para divulgar o trabalho, Juliana e Linier criaram um blog na internet (www.jueliartescrap.blogspot.com). Elas postam fotos dos materiais produzidos para as festinhas. De acordo com Juliana, a dupla está aberta para planejar qualquer tipo de evento comemorativo, apesar da maioria das festas que já realizaram foi com temas infantis. “Os pais nos contrataram para produzir as sacolinhas, garrafas de refrigerantes e lembrancinhas personalizadas. Fazemos conforme o pedido dos clientes. Se eles deixarem por nossa conta, também criamos tudo”, ressaltou Juliana.

De acordo com ‘Ju’, tudo começou quando o filho dela nasceu. “Decidi fazer as lembrancinhas para entregar a quem fosse visitar o bebê. Também fiz o primeiro aniversário do meu filho com produtos criados por mim e Linier. Conversei com ela sobre a ideia de juntarmos a nossa criatividade para ganhar dinheiro. Montamos um blog para divulgar o trabalho, mostrando os eventos que tínhamos feito”, revelou. Nessa rede de relacionamento, a logomarca da dupla ‘JU e LI’ está marcada nas produções artesanais da equipe.

Internet é vitrine

Empresas de eventos também usam a internet para divulgar e aumentar o número de clientes. Por meio de sites e das redes sociais, essas empresas podem mostrar imagens de eventos realizados e os contatos dos produtores. É o caso da Sweet Beginnings, há um ano e meio no mercado de João Pessoa. De acordo com a sócia-gerente Alyne Salgueiro, a maioria das pessoas que procuram os serviços da empresa informa que a conheceu pela internet.

Alyne comentou que o retorno é rápido: “Algumas pessoas dizem que foi indicação de amigos e familiares. Outros comentam que conheceram o trabalho pelo site da empresa e também pelos nossos perfis nas redes sociais”, revelou. Ela comentou que todos os e-mails recebidos pela empresa são respondidos. “Aqueles encaminhados no final de semana são respondidos na segunda-feira”, acrescenta.

Pechincha coletiva

Os internautas também podem contar com sites que dão desconto para serviços e alimentação, como um almoço em um restaurante da cidade, com descontos que chegam a 80% do valor real, e também de produtos (sapatos, bolsas) com preços abaixo do normal. Geralmente, funcionam através de compra coletiva e isso tem atraído significativamente a população que usa esse meio. Leia matéria completa na edição do Jornal da Paraíba deste domingo (5)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp