ECONOMIA
Banda larga começa a ser medida
De acordo com a agência, o Rio de Janeiro será o primeiro Estado a participar das medições.
Publicado em 02/11/2012 às 8:00
Desde ontem, a Anatel começa a fazer as medições para aferir a qualidade da banda larga móvel. De acordo com a agência, o Rio de Janeiro será o primeiro Estado a participar das medições. O Estado contará com 137 medidores distribuídos em diversos pontos de seu território.
O início das medições coincidem com a exigência da Anatel de que as empresas entreguem, no mínimo, 20% da velocidade contratada pelos usuários de internet.
A Anatel indica o site Brasil Banda Larga para que os clientes façam testes do serviço que contrataram e vejam se estão recebendo a velocidade exigida.
A ação faz parte de uma ofensiva da agência para melhorar a qualidade dos serviços de banda larga no país e deve seguir o cronograma abaixo, que vai até 2014.
Para fazer a medição é instalado um equipamento, denominado "whitebox", junto ao modem ou roteador do usuário. Ele precisa apenas estar ligado para enviar informações sobre a qualidade da conexão para a agência.
Entre agosto e setembro, foram feitos teste-piloto das medições no Rio de Janeiro, motivo pelo qual a implementação do projeto terá início nesse Estado.
Segundo a Anatel, outros Estados receberão os equipamentos gradativamente. A expectativa é que, até junho de 2013, eles estejam distribuídos em todo o Brasil.
As medições incluirão as operadoras Vivo, Oi, Claro, Tim, Algar (CTBC) e Sercomtel. Em todo o País, serão instalados 3,8 mil medidores.
Comentários