ECONOMIA
Veículos têm recuo em setembro na PB
De acordo com a Fenabrave, concessionárias sentiram queda de 12,84% em setembro deste ano, quando comparado ao mesmo mês de 2011.
Publicado em 10/10/2012 às 6:00
A forte expansão de vendas de carros e de comerciais leves (picapes) em agosto reduziu a procura e as vendas de veículos no último mês na Paraíba. Segundo o vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), José Carneiro, as concessionárias no estado sentiram uma queda 12,84% em setembro deste ano, quando comparado ao mesmo mês do ano passado.
Foram 2,960 mil unidades em setembro deste ano contra 3,396 mil no mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a setembro, o setor já respira saldo positivo e soma 30,362 mil, alta de 2,53% sobre 2011. “Era uma situação já esperada e as empresas estavam preparadas economicamente para a redução”, diz Carneiro.
A indefinição da não estender o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) no final de agosto sobre os veículos motivou uma corrida às lojas, provocando a segunda maior venda da história da Paraíba de autos. Naquele mês, foram comercializadas 4,420 mil unidades. Contudo, o Ministério da Fazenda prorrogou o estímulo fiscal por mais 60 dias, finalizando neste mês de outubro.
Englobando todos os veículos, a queda foi mais forte, chegando a 26,22% nas vendas de setembro, caindo de 7,951 mil, em agosto, para 5,866 mil, no último mês. No comparativo com setembro do ano passado, o setor recuo ainda foi maior (-31,96%).
Para o gerente de vendas da Autovia, Fábio Moura, a pretensão é recuperar esse percentual. “As lojas estão com disponibilidade de estoque e existe uma campanha na Chevrolet para melhores condições de obtenção de crédito”, disse. Para o gerente da Brazmotors, Leonel Dantas, o feriado em outubro atrapalha um pouco, "mas deveremos alcançar bons percentuais de vendas”, concluiu.
Comentários